quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES ABRE ESPAÇO AOS TAXISTAS PETROPOLITANOS

Na próxima quarta-feira, dia 23 de janeiro às 18h30, a Câmara de Vereadores de Petrópolis vai abrir espaço para a sociedade civil organizada discutir a questão dos taxis adaptados para deficientes, cuja licitação foi recentemente cancelada no município. A iniciativa do Presidente da Casa, vereador Paulo Igor (PMDB), partiu logo após sua colega de partido, vereadora Gilda Beatriz, ter se reunido com taxistas que foram procurá-la preocupados com a falta do serviço que já deveria estar funcionando no município. Eles querem atender a grande demanda de deficientes que precisam utilizar os mesmos, e também o turismo local que fica a desejar com a falta de veículos adaptados para receber pessoas portadoras de necessidades especiais.

Paulo Igor lembrou que em dezembro passado, na 3 ªConferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada em Brasília além de vários temas abordados a questão dos táxis acessíveis às pessoas com deficiência nas cidades brasileiras foi aprovada como prioridade ao final do encontro, além também da garantia de frota de ônibus assegurando recurso no orçamento municipal, tamanha é a importância do tema em questão. “Isto é uma questão básica quando falamos em transporte de qualquer cidade minimamente desenvolvida,” comentou o vereador

Alem dos moradores locais, Igor lembrou que estamos próximos de um momento que pode ser histórico para o turismo local, que é a Copa de 2014, e precisamos treinar para que os motoristas de táxi recebam cada vez melhor nossos visitantes. “Acredito que uma cidade com a nossa importância e proximidade com Rio, não pode deixar de prestar um serviço, que hoje é de extrema importância, por falta de veículo adaptável no município”, lembrou.

Paulo Igor ressaltou a importância da audiência pública como meio de efetivação do exercício da democracia. A mesma é um instrumento colocado à disposição dos órgãos públicos para, dentro da cada área de atuação, promover este dialogo buscando alternativa para os problemas que contenham interesse público relevante. Com a participação de todos, é mais fácil encontrar um caminho que, se não agrada a todos, pelo menos valoriza o diálogo social, dando oportunidade de participação no debate e na construção de alternativas para solucionar o problema em questão.

Para o Presidente do Legislativo, a Câmara de Vereadores deve estar aberta a reivindicações que abordem temas importantes como este dos taxis adaptados e para isto, pretende realizar quantas audiências públicas forem necessárias para buscar junto à sociedade civil organizada uma solução mínima que atenda aos anseios da população. “Quero deixar este convite aberto a toda população da cidade, preocupada com a inclusão social dos nossos deficientes, não somente, moradores daqui, mas também àqueles visitantes que aqui deixam seu dinheiro levam um pouco de nossa história e certamente, se forem bem tratados, sempre retornarão”, frisou Igor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário