sábado, 26 de janeiro de 2013

PETRÓPOLIS RECEBE REUNIÃO DE PLANEJAMENTO ANUAL DA FETEERJ

Terminou nesse sábado, dia 26, a Reunião de Planejamento Anual da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro (FETEERJ). O encontro, que reúniu os dez sindicatos filiados à Federação, aconteceu no Riverside Park Hotel e discute as metas de trabalho para 2013, com destaque para o planejamento da participação dos sindicatos na Conferência Nacional de Educação, que acontece em 2014 em Brasília, além de discutir a sustentação financeiras das entidades filiadas à FETEERJ.



Presidente da unidade do SINPRO (Sindicato dos Professores) na cidade anfitriã, o professor Renato Freixiela avaliou como positiva a reunião de planejamento anual da FETEERJ. “É necessário reconhecer que apenas estaremos seguros e bem representados enquanto profissionais e dirigentes sindicais se a nossa Federação estiver forte. Para isso, é necessário o empenho de cada um no planejamento de metas que se propõe. Eu fico muito feliz porque estamos extraindo ótimos resultados desse encontro”, frisou o representante do SINPRO Petrópolis e Região.

Na última quinta feira, a professora Adércia Hostin, da secretaria de educação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), abriu a plenária em que expôs sobre a temática que envolve justamente a organização dos trabalhadores em educação que atuam na iniciativa privada para a participação em todas as etapas (municipal, estadual e federal) da Conferência Nacional de Educação, e também falou sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), que está em trâmite no Congresso Nacional e que já sofreu diversas modificações em relação ao texto original, o que não agrada os professores.

A professora Lygia Carreteiro, coordenadora da Secretaria de Administração da FETEERJ, disse que é importante avaliar tudo o que vem sendo discutido em relação ao PNE, desde 2010, porque a categoria prevê que haverá enfrentamentos no Congresso Nacional para impedir que a proposta não venha a contemplar apenas alguns setores em detrimento de toda a classe trabalhadora da educação. Entre os principais avanços do PNE está a proposta de financiamento da educação pública, com utilização de 10% do PIB brasileiro, e a valorização dos profissionais de ensino em todos os níveis.

O PNE está atrasado há pelo menos seis anos, já que a proposta inicial era que fosse implantado dentro das regras estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, aprovada em 1996, e que previa que todo o sistema nacional de ensino estivesse organizado de acordo com as regras da LDB em um período de 10 anos. Uma dessas regras era justamente a aprovação no PNE. As conferências municipais para retiradas de delegados ao Fórum Nacional de Educação serão realizadas no primeiro semestre e serão organizadas pela FETEERJ junto aos sindicatos filiados.

Na sexta-feira, o professor Fabio Zambon, da secretaria de finanças da CONTEE, expôs um painel sobre a sustentação financeira das unidades sindicais filiadas e a necessidade de planejar e gerir os orçamentos de modo que permita a melhor operacionalidade dos sindicatos. A Confederação está colocando à disposição dos filiados, em todo o Brasil, um programa de computador que permite o controle dos movimentos financeiros, inclusive em relação à arrecadação e ao repasse do “Imposto Sindical” anual, que é obrigatoriamente pago por todos os professores com carteira assinada.

O professor Antônio Rodrigues, coordenador da Secretaria de Finanças da FETEERJ, afirmou que a expectativa para 2013 é a melhor de todas, uma vez que a gestão de 2012 apontou bons resultados, em que a Federação pode estar mais próxima das unidades filiadas, amparando e, em alguns casos até mesmo financiando cursos e projetos para fortalecer as unidades. “Entendo que só teremos uma Federação forte se as nossas bases forem fortalecidas. Hoje podemos afirmar que nossa gestão é equilibrada, consciente e enxuta”, afirmou.

Por conta disso, a Federação poderá fortalecer alguns setores de sua estrutura, entre os quais o de comunicação. O coordenador da Secretaria de Comunicação e Divulgação da FETEERJ, professor Leonardo Bastos, propõe em sua pasta algumas ações, entre as quais, a realização de seminários para que se possa discutir, por exemplo, como os sindicatos devem se preparar melhor para interagirem com as novas mídias, em especial as redes sociais (facebook, twitter etc). Nesse aspecto, a FETEERJ estimulará que os diretores da pasta de comunicação das unidades filiadas participem de seminários, congressos e simpósios sobre o tema.

O encontro terminou no sábado com a “plenária final” em que foi aprovado o planejamento de 2013 da FETEERJ e realizado o debate das propostas de atuação política da Federação e das unidades associadas na defesa dos direitos dos professores da rede particular de ensino em todo o Estado do Rio de Janeiro. Participaram do encontro as delegações de todas as dez unidades da rede SINPRO filiadas à FETEERJ: Petrópolis e Região; Rio de Janeiro e Região; Niterói e Região; Baixada Fluminense; Nova Friburgo e Região; Norte e Noroeste Fluminense; Campos e São João da Barra; Cabo Frio e Região; Angra dos Reis e Região e o SINPRO Macaé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário