quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

NOTA DE FALECIMENTO PROFESSOR MÁRIO MESQUITA DE ALMEIDA

Faleceu, no final da tarde desta quarta-feira, 30 de janeiro, o Diretor Geral, professor Mário Mesquita de Almeida, 84 anos. Mário encontrava-se internado há cerca de trinta dias com quadro de insuficiência renal, o qual desencadeou a falência múltipla de órgãos, causa do óbito. Nascido em 13 de março de 1928, em Portugal, e naturalizado brasileiro em 1959, era viúvo de Antonieta D'Angelo Mesquita, deixa quatro filhos: João, Mário Alexandre, Fernando e Nina – e netos.

O Professor Mesquita era formado em Letras e Filologia Clássica e cursou, ainda, psicologia e orientação escolar, o que o levou a se tornar pioneiro da educação em Petrópolis. Devido a sua vasta formação acadêmica, ele foi professor de inúmeras instituições de ensino como o Instituto River e o Colégio Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, além do Instituto Carlos Alberto Werneck e Colégio Santa Isabel, em Petrópolis. Mário também era professor aposentado do Colégio Estadual D. Pedro II, no qual compôs o corpo docente por 34 anos ministrando aulas de Português, Latim, Literaturas Portuguesa e Brasileira e Filologia Clássica.

Sete anos após sua chegada ao Brasil, Mário Mesquita fundou, em Petrópolis, os cursinhos pré-vestibulares para Direito, Filosofia e Letras. Em sua memorável carreira docente, participou de diversas palestras e conferências no Brasil e já esteve a frente de alguns seminários importantes como o V Colóquio Internacional de Língua Portuguesa, realizado na Universidade de Coimbra, em Portugal, além de possuir um enorme número de medalhas condecorativas e diplomas de honra ao mérito.

Com tantos feitos pela educação do Brasil e da cidade, Professor Mário orgulhava-se de estar na direção da Baneficência Portuguesa, Elos Clube e Casa de Portugal, como membro do conselho, por cerca de duas décadas, além de participar de clubes de serviços, da Academia Petropolitana de Educação e de ser um dos fundadores do Sindicato dos Professores no país.

HISTÓRIA COM O COLÉGIO SÃO JOSÉ – Em 1961, Mário comprou o Colégio São José, que, na época, tinha sede na Avenida Koeler, no atual prédio da Prefeitura. A partir de sua gestão, o Colégio passou a ter uma nova dinâmica e se tornou uma das instituições de ensino mais conceituadas e tradicionais do Município até os dias de hoje.

No final da década de 60, o prédio não tinha capacidade para abrigar mais de oitocentos alunos. Foi quando o professor Mário Mesquita comprou o casarão da Rua Montecaseros nº 240, pertencente aos herdeiros de Oswaldo Cruz, o grande médico sanitarista brasileiro e também o primeiro Prefeito de Petrópolis. E em três de agosto de 1961, as novas instalações foram inauguradas.

ÚLTIMAS HOMENAGENS - O corpo do educador será velado no Salão Nobre da Câmara Municipal de Petrópolis, a partir das 6 horas da manhã desta quinta-feira, 31 de janeiro, e o sepultamento será às 11 horas, no Cemitério Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário