sábado, 26 de janeiro de 2013

ESTRUTURA PARA ESPORTES É UM DOS CRITÉRIOS PARA ESCOLHER A ESCOLA DOS FILHOS

Mais um ano termina e um novo tende a começar e é nesta época que os pais precisam se preparar para renovar a matrícula dos filhos nas escolas ou escolher um novo local de estudo para o seu pequeno. A iniciativa pode parecer fácil, mas se o objetivo é decidir qual a melhor instituição de ensino, alguns critérios devem ser avaliados, dentre eles, especialistas afirmam que um dos principais é o esporte, ou seja, as aulas de Educação Física oferecidas nas escolas. Eles explicam que na era tecnológica que vivemos, grande parte das crianças e adolescentes são sedentários e passam mais horas em frente ao computador e a televisão, do que praticando esportes. Portanto, o momento em que estão dentro do colégio é fundamental para estimular a prática de exercícios físicos nos alunos.

"A Educação Física vai além do esporte e dos exercícios físicos e estimula também a parte social e cognitiva, principalmente nas crianças menores, melhorando a auto-estima e o autoconhecimento corporal -, explica o Professor de Educação Física Vicente Ricardo. A prática de exercícios nas escolas vai além dos esportes e trabalham o lazer com aulas de xadrez, jogos de tabuleiro e brincadeiras. “Esta interdisciplinaridade é muito importante, pois nos faz conhecer os alunos fora do recinto ‘formal’ das salas de aula e vivenciar atitudes mais afetivas e emotivas”, completa o professor. Em alguns colégios, atividades extracurriculares como Dança e Ginástica são oferecidas, o que, segundo profissionais, complementa o aprendizado do aluno.

Mas não são todas as instituições de ensino que possuem estrutura esportiva para seus estudantes. Em Petrópolis, por exemplo, poucas escolas têm áreas onde os estudantes possam praticar exercícios físicos. Uma das maiores estruturas em relação à prática de esportes é a da Universidade Católica de Petrópolis, que possui um campo próprio, no Bingen, com quadra de futsal, vôlei, basquete e uma pista para atletismo, onde os alunos do Colégio de Aplicação da UCP realizam suas aulas de Educação Física. Já o Colégio Santa Isabel tem um ginásio coberto dentro da escola. Porém, a maior estrutura da cidade é a do Colégio São José, que possui uma arena de futebol 7 com medidas oficiais e grama sintética. “O local é digno de profissionais. Possui vestiário, arquibancada, refletores e duas quadras para treinamento de goleiros e futsal, assim, os alunos aprendem na prática como funciona o esporte”, diz o Diretor do CSJ, Mário Mesquita.

A área esportiva do São José conta ainda com espaço para prática de basquete, vôlei, futsal e handball fazendo com que os alunos experimentem e conheçam todos os esportes para que futuramente possam optar por uma carreira esportiva ou apenas escolher a atividade que lhe é mais prazerosa para seu desenvolvimento pessoal e melhor qualidade de vida. “A variedade de estímulos melhora a coordenação motora e o condicionamento físico, além de ensinar ao aluno a dividir e competir, sabendo ganhar e perder”, explica Vicente Ricardo.

As aulas de Educação Física no Colégio São José são realizadas dentro da própria instituição, duas vezes por semana. “Todas as turmas têm aula com profissionais formados e praticam todas as modalidades. Nosso objetivo aqui na escola é focar no esporte. Temos uma estrutura ótima para o desenvolvimento dos alunos e não podemos deixar de explorá-la”, conta o Diretor do Colégio. O resultado de tanta dedicação na área esportiva é visto ao longo do ano letivo. Em 2012, o CSJ foi Campeão Geral do JEUPS - Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis – pela terceira vez consecutiva. Os alunos disputaram com cerca de 30 instituições particulares e públicas finalizaram a competição com 233 pontos, significado de uma boa campanha e ótimo desempenho dos estudantes. “A Olimpíada Interna também faz parte do calendário escolar do São José. É realizada por 15 dias no período de maio e são disputadas todas as modalidades e também atletismo”, completa Mário Mesquita.

Aluno do CSJ, Kevin Dennis Kurányi, atual jogador do Dinamo Moscou e ex atacante da Seleção Alemã de futebol, é um dos orgulhos do Colégio. Quando criança, Kurányi estudou no São José, onde começou suas aulas de Educação Física que logo o levaram à jogar pelo Serrano Futebol Clube e chegar na Seleção da Alemanha. Kevin é petropolitano naturalizado alemão e faz sucesso fora do Brasil. “Kevin é um exemplo de que preparamos os alunos para virarem esportistas”, exclama o Diretor Mário.

BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA – É necessário que a prática de exercício físico seja feita, pelo menos, 150 minutos por semana para que obtenha resultados satisfatórios, como melhora do humor e do sono e a diminuição do estresse. Para os alunos, a Educação Física é o mais indicado, pois duas aulas por semana já suprem este tempo mínimo. Com as atividades físicas, o sedentarismo diminui e a memória, raciocínio e concentração melhoram significativamente, além de que problemas mentais e psicológicos são evitados.

Internamente também pode-se obter melhoras expressivas, como a diminuição da pressão sanguínea e da ansiedade, o controle do peso corporal e o risco de desenvolver diabetes e câncer é bem menor. A parte social faz parte destas melhorias na qualidade de vida através da Educação Física. “O professor deve procurar alternativas para integrar ao máximo os alunos que não gostam de se exercitar. É preciso trabalhar a aula de maneira prazerosa e investir em táticas que agradem a maioria dos estudantes”, diz o profissional de Educação Física, Vicente Ricardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário