terça-feira, 22 de janeiro de 2013

BOMTEMPO PODE FIRMAR ACORDO COM JAPÃO NA ÁREA DE DEFESA CIVIL

O prefeito Rubens Bomtempo recebeu hoje (21/1) representantes do governo japonês que integram a Japan Internacional Cooperation Agency (JICA). O encontro pode garantir a Petrópolis uma parceria técnica e financeira com o Japão para o desenvolvimento de projetos na área de Defesa Civil.

“O Japão é um case internacional na questão da redução de desastres. Por isso, existe interesse do Município em poder contar futuramente com técnicos de um país que tem acúmulo de experiência nessa área. Será uma troca muito importante, principalmente na área pedagógica, onde precisamos inserir a cultura da prevenção," declarou o prefeito Rubens Bomtempo.

O coordenador da Defesa Civil, Rafael Simão, apresentou à comitiva as principais causas de desastres na cidade, como as inundações e os alagamentos, os escorregamentos e construções irregulares, e também falou sobre os projetos do atual governo para redução de danos.

A criação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, a modernização e adequação dos sistemas de alerta, a contratação de engenheiros e arquitetos de família, bem como a demolição de casas construídas em áreas de risco e a realização de obras estruturais estão entre as propostas de Bomtempo para preparar Petrópolis para os períodos de chuva.

O diretor da JICA, Norihito Yonebayash elogiou as ações do governo Bomtempo: “ O prefeito tem se empenhado em melhorar as condições da Defesa Civil local. Ficamos muito felizes quando percebemos que o assunto é uma real preocupação dos governantes em uma cidade que tem uma geografia complicada. Podemos trocar experiências e ajudar Petrópolis com investimentos em contenção, drenagem e estabilizações de talude”.

“Em apenas duas semanas de trabalho, o prefeito Rubens Bomtempo fez um estudo e agora trabalha em um planejamento na busca de soluções que possam atender à demanda nessa área ”, informou Rafael Simão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário