terça-feira, 8 de janeiro de 2013

FATURAMENTO DO COMÉRCIO TEM QUEDA DE 0,2% EM OUTUBRO, APONTA PESQUISA

Nível de emprego, no entanto, apresentou alta de 0,3%, frente ao mês anterior

No mês de outubro, o faturamento do comércio da cidade de Petrópolis continuou em queda e apresentou retração de 0,2%, na comparação com mesmo período do ano passado, apontou a Pesquisa Opinião do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, coordenada pelo SICOMÉRCIO – Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis e pela Fecomércio-RJ. As maiores quedas de um ano para o outro, foram nos segmentos de Autopeças (-8,4%), Açougue (-5,8%) e Posto de Combustível (-5,5%). Por outro lado, Veículo (8,3%) e Minimercado (8,0%) registraram os maiores aumentos em seus faturamentos.

Em setembro, o recuo foi de 0,9%. O número de unidades pedidas aos fornecedores, em compensação, apresentou aumento de 4,1% de setembro para outubro. Os segmentos com as maiores altas foram: Calçado (12,5%), Cine Foto Som (10,0%), Minimercado (9,2%), Roupa (8,4%) e Perfumaria (8,0%). Nenhum segmento reduziu as encomendas.

Depois da estabilidade nos últimos sete meses, o nível de emprego apresentou alta de 0,3%, frente ao mês anterior. Os segmentos que mais aumentaram os quadros de funcionários foram: Roupa (5,4%), Perfumaria e Hotelaria (ambos com altas de 5,0%). Nenhum segmento registrou recuo no nível de emprego.

A participação do cartão de crédito no faturamento foi de 45,4%, em média, indicando recuo na comparação com setembro de 2012 (47,3%). Já na comparação com outubro de 2011, o resultado ficou maior em 2,1 pontos percentuais. As maiores representações desta forma de pagamento na receita foram observadas em: Hotelaria (73,3%), Roupa (72,6%) e Posto de Combustível (66,7%). Em média, os empresários da cidade não receberam cheques “sem fundos”.

Sobre a pesquisa

A pesquisa Opinião do Comércio de Bens, Serviços e Turismo tem por objetivo acompanhar a situação e as expectativas do comércio da cidade de Petrópolis, mensalmente, visando contribuir para a orientação e para a tomada de decisões dos empresários locais.

Na pesquisa referente ao mês de outubro, foram visitados cerca de 170 estabelecimentos de 25 diferentes setores do comércio de bens e serviços. O objetivo é acompanhar as condições presentes do Comércio de Bens e Serviços nas regiões pesquisadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário