terça-feira, 22 de janeiro de 2013

PROJETO RECICLANDO TECIDOS REFAZENDO VIDAS - MISSÃO SOCIAL, EDUCACIONAL E ECOLÓGICA

O projeto reciclando tecidos refazendo vidas iniciou suas atividades em 25 de janeiro de 2011 e é registrado no Instituto de Marcas e Patentes. Por ser uma ação pioneira no Brasil de reciclagem têxtil alinhada com a legislação, fundamentada na lei 12.305/2010 de Resíduos Sólidos, foi integrado à programação da RIO+20 - Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável - em junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro/ RJ, a convite das Nações Unidas.

Palestra realizada na RIO+20

Foi o Projeto destaque nos principais veículos de imprensa durante todo o ano de 2012 e, Cláudia Martins - Gestora do Projeto - realizou três palestras na Rio+20 em dias alternados. Também realizou palestras organizadas pelo Rotary Petrópolis, sendo responsável pela inserção de várias mulheres que participaram do Projeto no mercado de trabalho, resgatando a cidadania e a produtividade social destas.

Cláudia Martins é uma Empreendedora Social, reconheceu os problemas sociais que afetava Petrópolis e buscou uma ferramenta para solucioná-los. Difere seu projeto do empreendedorismo tradicional, pois busca maximizar retornos sociais ao invés de maximizar o financeiro.

Com o despontar do Projeto, a aceitação dele na cidade e o retorno social, o olhar foi sendo ampliado, “ - Ver uma jovem pegar uma colcha que estava fazendo e abraçá-la foi emocionante” afirmou Cláudia, quando informou à mesma que a primeira confecção seria dela. Essa jovem pensou em seu bebê quando teve esse gesto.

Produção de edredons

A missão da ONG é promover uma mudança social, educacional e ecológica. Propõe a diminuição de descarte têxtil, de ajudar na maior longevidade dos aterros sanitários e acima de tudo REDUZIR toda a cadeia de DESPERDÍCIOS. Introduzir nos municípios os 3 “R” - Reduzir, Reusar e Reciclar - ou seja, educar para a REDUÇÃO do descarte têxtil, REUTILIZAR o que será descartado e RECICLAR os resíduos gerados para aquecer vidas.

Entre seus principais objetivos estão: aumentar a geração de emprego e renda através da capacitação profissional de 120 mulheres em vulnerabilidade social, fomentar a educação ambiental através de atividades de sensibilização com o grupo; auxiliar as empresas do setor têxtil no cumprimento da Lei 12.305/2010 de Resíduos Sólidos, tornando-as parceiras.

Até o ano de 2012 havia o apoio da Prefeitura de Petrópolis através do Setrac, mas até o momento esse convênio não foi renovado, correndo o risco do projeto não poder ser dada continuidade, pela falta deste convênio.

Visto a necessidade de dar um passo maior foi criada em 01 de novembro de 2012 a “Associação Recicla Tecido – Reciclando Tecidos, Refazendo Vidas” e diante das exigências burocráticas e documentais, foram nomeadas:
Cláudia Martins - Administradora de Empresas - Presidente
Vanessa Lomonte - Técnica Administrativa - Vice-Presidente
Fernanda Gioia - Assistente Social - Primeira Secretária
Monique Bertoldi - Pedagoga - Primeira Tesoureira
Sidney Carvalho - Representante Comercial - Conselho Fiscal
Silvana Coelho - Jornalista - Conselho Fiscal
Paola Gioia - Enfermeira - Conselho Fiscal
Osmar Kloh - Consultor - Advogado e Contador
Lucimar Kloh - Conselho Fiscal
Sandra Gioia - Técnica - Membro Benemérito

Um comentário: