quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

PREFEITO ANUNCIA PROJETOS PARA O VALE DO CUIABÁ


Dois anos após da tragédia no Vale do Cuiabá, os moradores da região voltaram a ter esperança de dias melhores. Além da Secretaria Extraordinária de Recuperação e Revitalização do Vale do Cuiabá, o prefeito Rubens Bomtempo anunciou que a localidade vai receber a primeira Unidade de Proteção Comunitária da Defesa Civil e ainda o sistema de alerta e alarme por sirenes.


“Estamos começando o nosso trabalho no Vale do Cuiabá. Sabemos que é árduo e difícil. Vamos assumir a nossa posição de poder local para reestruturar o Vale. Não vamos mais esperar a boa vontade dos outros órgãos para resolver. Seremos pró-ativos e vamos garantir soluções definitivas na habitação popular, infraestrutura e desenvolvimento sócioeconômico.

Bomtempo também vai rediscutir com o Estado o projeto para a realização de obras no local orçadas em R$ 60 milhões e ainda questionar junto ao Inea o projeto do Parque Fluvial, além do critério adotado pelo órgão para definir as áreas de exclusão: “Queremos ver uma solução para o povo. É preciso que o Inea tenha coragem de abrir os projetos para os moradores e ter a humildade e coragem para reconhecer que não fizeram nada pela região”, destacou Bomtempo, durante reunião com os moradores do Vale do Cuiabá no último sábado, dia 12 de janeiro.

O prefeito também tranquilizou os moradores que perderam as suas casas com relação ao pagamento do IPTU e já solicitou à Secretaria de Fazenda o imediato recadastramento das famílias.

“É uma alegria poder estar reunido aqui com o prefeito e todos os secretários para encontrarmos uma solução para a nossa gente que está há dois anos esperando uma boa notícia. Tivemos um governo tão despreparado que no dia da tragédia ficamos impedidos de levar comida para quem estava isolado. Agora temos certeza de que vamos avançar porque temos um prefeito que está comprometido com a causa”, disse o presidente da associação de moradores do Vale do Cuiabá, José Quintela.

A defensora pública, Cristiana Mendes lembrou que muitas famílias ainda não encontraram os corpos de parentes: “Esperamos novas providências. O Cuiabá quer há muito tempo uma solução definitiva. Estou feliz em ver todos reunidos e focados nesta questão”.

A Secretaria Extraordinária de Recuperação, Revitalização e Reconstrução do Vale do Cuiabá será o principal canal de comunicação entre os moradores da região e o governo municipal. Entre as medidas que serão adotadas pela nova Secretaria estão a construção de casas populares, a criação de uma lei específica para fomentar o desenvolvimento do comércio e a economia local, além da criação do memorial em homenagem às vítimas das chuvas.

“Esse é um momento muito difícil para todos nós. O ex-prefeito dizia sempre que o Cuiabá foi superado e hoje podemos dizer que quem foi mesmo superado foi ele, toda sua administração omissa, e o seu governo brincalhão. Hoje a esperança renasce em cada um de nós porque vemos o interesse e a presença do poder público. Não estamos mais sozinhos nesta luta”, desabafou o presidente da associação de moradores de Madame Machado, Emerson Carvalho de Souza.

Também participaram da reunião o vice-prefeito, Luiz Fernando Vaz; o vereador Ronaldão, que representou todos os outros parlamentares presentes; os secretários Jorge Maia e Luciane Bomtempo, representando todos os secretários municipais que participaram do encontro, o coordenador da Defesa Civil, Rafael Simão e moradores da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário