segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

BIBLIOTECA INFANTIL DO MUSEU IMPERIAL FICARÁ ABERTA NAS FÉRIAS ESCOLARES

Em janeiro, a Biblioteca Infantil Rocambole, do Museu Imperial, abre suas portas para as colônias de férias e quaisquer crianças que desejem desfrutar de seu acervo. Ao longo do mês, serão realizadas ainda atividades educativas gratuitas e abertas ao público, como contações de histórias e oficinas criativas.

A primeira atividade será no dia 16, às 14h30, destinada a crianças de cinco a sete anos de idade. Na ocasião, acontece a contação do livro “Histórias de Tia Nastácia”, de Monteiro Lobato, seguida de oficina criativa a partir do contexto da história. O livro apresenta aos leitores um pouco do folclore a partir da figura de Tia Nastácia, a cozinheira do Sítio do Pica-pau Amarelo, que conta a Pedrinho, Narizinho e Emília desde clássicas fábulas da literatura mundial a contos populares brasileiros.

Em 17 de janeiro, às 14h30, será a vez da exibição do filme “Up – Altas Aventuras”, da Disney Pixar. A animação conta a aventura de um senhor de 78 anos que realiza um sonho ao prender milhares de balões à sua casa e voar para as florestas da América do Sul. Mas ele descobre que um menino de oito anos, excessivamente otimista e explorador da natureza, embarca junto com ele nessa viagem.

Nos dias 18 e 25, às 14h30, será realizada uma exploração dos jardins do Museu Imperial, seguida de oficina criativa utilizando materiais orgânicos extraídos do local. Na visita temática, destinada à faixa etária dos 7 aos 10 anos, as crianças poderão conhecer curiosidades e a história do local, identificar a riqueza e a variedade de suas espécies, além de reconhecer os jardins como importante reserva ecológica da cidade de Petrópolis.

O livro “Cachinhos Dourados e os três ursos”, de Robin Bryant, será contado no dia 23, às 14h30. Esse clássico da literatura infantil narra a história de uma família de ursos que vivia numa casinha no meio da floresta e de uma menina um pouco curiosa, chamada Cachinhos Dourados. Ao retornarem de um passeio, os ursos são surpreendidos pela presença da menina na casa e por suas estripulias. O desfecho deste encontro traz uma lição para todas as crianças que ouvem ou leem esta encantadora história. Após a leitura, haverá uma oficina de artes baseada no enredo da obra.

A última atividade acontece no dia 24, às 14h30, com a narração da obra infantil “Tudo bem ser diferente”, de Todd Parr. O livro trabalha com as diferenças de cada um de maneira divertida e simples, alcançando o universo infantil e trabalhando com assuntos e temáticas que exigem uma abordagem pedagógica e objetiva, como adoção, separação de pais, deficiências físicas, preconceitos raciais etc. Em seguida, o grupo criará seu próprio livro, “Nós também somos diferentes”, convidando as crianças a submergirem neste universo de respeito pela alteridade.

As colônias de férias que desejarem participar podem realizar o agendamento gratuito junto ao setor de Educação do Museu Imperial, de segunda a sexta, através do telefone (24) 2245-7735. Já os pais podem levar os filhos sem inscrição prévia. Além das atividades educativas, a Rocambole está aberta a consultas e empréstimos gratuitos às terças-feiras, das 14h às 17h, e de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h.

O acervo da biblioteca é composto por mais de 500 títulos, entre os quais livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos. Para mais informações e programação completa, acesse o blog da Rocambole: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

SERVIÇOS
Biblioteca Rocambole
Funcionamento: terça-feira, das 14h às 17h; de quarta a sexta-feira, das 9h às 12h (consultas e empréstimos) e das 14h às 17h (atividades com grupos escolares agendados)
Local: Museu Imperial
Informações: (24) 2245-4182 / (24) 2245-4162
Agendamento para grupos escolares: (24) 2245-7735 (setor de Educação)
Mais informações e programação: http://bibliotecarocambole.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário