sábado, 2 de fevereiro de 2013

SETOR DE TURISMO TEM GRANDE EXPECTATIVA COM INVESTIMENTOS EM PETRÓPOLIS


Visita de Ronald Ázaro e compromissos de Bomtempo são alguns dos fatores

Na última quinta-feira (31), a cidade recebeu a visita do secretário Estadual de Turismo, Ronald Ázaro, e do vice-presidente da Turisrio, Nauro Grehs, para a inauguração do primeiro terminal de informações turísticas do município, no Palácio de Cristal. Com o equipamento, os usuários poderão acessar gratuitamente, em português, inglês e espanhol, as informações dos locais mais visitados da capital e do interior do Estado. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Proderj) e com a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Turisrio). “A pedido do Presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Juvenil dos Santos, outro deve ser instalado daqui a três meses no Terminal Rodoviário Leonel Brizola, no Bingen”, informou Ronald.

“Estávamos planejando trazer o terminal em abril, mas adiantamos a ação, por conta do bom momento da gestão municipal”, conta Ázaro. “Este sistema integrado, já presente em outras cidades do Estado e no aeroporto internacional Tom Jobim é muito importante, pois é mais uma forma de divulgar e acessar informações sobre Petrópolis, sendo mais uma porta para chegarmos ao consumidor final: o turista”, acredita Evany Noel, Diretora de Turismo da FCTP, em consonância com o secretário: “a partir da descoberta de algum atrativo menos conhecido no totem, o visitante pode decidir ficar mais tempo, gastando um pouco mais com os produtos e serviços da cidade”.

A ferramenta somada ao anúncio da captação de verbas vindas do Governo Federal para a elaboração de um projeto básico do tão reivindicado Centro de Convenções, assim como a chegada do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec (curso de idiomas, como inglês e espanhol, direcionado a quem já está empregado no setor) e a previsão do Curso de Qualificação para o Arco Ocupacional do Turismo e Hospitalidade, visando o contingente fora do mercado de trabalho, com ensinamentos para as funções de camareira, recepcionista, garçom, atendimento e outros, vem causando boa expectativa nos envolvidos com as atividades turísticas.

“Estamos muito satisfeitos com essa prioridade que o Prefeito está dando ao Turismo. Imediatamente no início do mandato, a liberação da entrada do Palácio de Cristal, agora, a primeira visita de uma autoridade estadual, sendo o secretário Ronald Ázaro”, avalia Márcia de Paula, gerente executiva, do Petrópolis Convention & Visitors Bureau.

“A vinda do secretário juntamente com o trabalho do presidente da FCTP trarão bons resultados políticos e práticos que serão fundamentais para a região”, analisa o Conselheiro Fiscal do PC&VB, Carlos Mariz, que também faz parte do Conselho da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).

“O setor está vendo com bons olhos esse interesse da Prefeitura e Estado em atacar problemas crônicos como a falta de um Centro de Convenções e de mão de obra qualificada no município. Também precisamos trabalhar outras questões como ocupação do solo e coleta de lixo para que isso não volte a afetar o turismo. Também estamos prontos para apoiar e ajudar na implementação de outras medidas como o Corredor do Turismo, que visa deixar a cidade mais limpa, bonita e arrumada, pois o turismo sobrevive de beleza”, sugere Bruno Wanderley, presidente do PC&VB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário