sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

UCP SE INTEGRA À DIVULGAÇÃO DA SEMANA MISSIONÁRIA E DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE


O reitor da Universidade Católica de Petrópolis, padre Pedro Paulo de Carvalho Rosa, convidou os professores da instituição a divulgar as atividades e encorajar seus alunos a participarem como voluntários durante a Semana Missionária. O evento antecede a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 e coincide com o Ano da Fé, convocado no ano passado pelo Papa Bento XVI. O convite de padre Pedro Paulo, em sua primeira palestra após tomar posse como novo reitor na última segunda-feira (4/02), foi feito durante a 8ª Semana de Integração Acadêmica, encontro anual da reitoria, coordenadores e corpo docente da UCP para planejar o ano letivo e compartilhar experiências. As atividades aconteceram de 4 a 7 de fevereiro no campus da rua Benjamin Constant.

Sob o título “Ano da fé e o papel dos docentes”, padre Pedro Paulo explicou em sua fala os objetivos da integração com o evento católico. Segundo o reitor, a proximidade dos professores universitários com os alunos permite não apenas a divulgação do evento, mas também reuni-los como voluntários para atuar em diversas frentes. A fim de contribuir com o sucesso da Semana Missionária, a UCP também realizará inscrições de voluntários na Pastoral da Universidade e promoverá uma série de iniciativas, tais como a elaboração de um curso básico de idiomas para voluntários e o desenvolvimento de um roteiro cultural-religioso para os jovens que vierem à cidade.

A Semana Missionária acontece entre os dias 16 e 22 de julho, uma semana antes da Jornada Mundial da Juventude, sediada desta vez no Rio de Janeiro. Durante o evento, jovens do mundo todo serão acolhidos com atividades religiosas e culturais. A proposta é reviver a fé a partir do aprofundamento do conhecimento acerca da fé católica.

A previsão é que a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 receba 4 milhões de jovens, o dobro de católicos que se reuniram em 2011, em Madrid, Espanha. Desse total, estima-se que a Diocese de Petrópolis, que inclui as paróquias de Magé, Guapimirim, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Areal, parte de Três Rios e Paraíba do Sul, receba 12 mil jovens durante a Semana Missionária, sendo 5 mil esperados apenas no Município de Petrópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário