segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

PROJETO SOCIAL DE PETRÓPOLIS VENCE CONCURSO NACIONAL

Projeto “Recicla Tecido, reciclando tecidos refazendo vidas” reaproveita retalhos do polo de moda da cidade para ensinar uma profissão a mulheres de comunidades carentes.


O projeto “Recicla Tecido” foi reconhecido nacionalmente na categoria Inclusão Social do Projeto Sustentabilidade, promovido pela Editora 3, revista “Isto É”, com patrocínio do Banco do Brasil. A iniciativa ensina mulheres de comunidades carentes de Petrópolis a reciclar restos de tecido do polo de moda da cidade, diminuindo resíduos que geralmente vão para o lixo. As alunas aprendem a confeccionar colchas, mantas e muitos outros produtos têxteis que são doados ou vendidos para contribuir na renda familiar.

A ideia, baseada na técnica do patchwork, surgiu das mãos da Administradora de Empresas e Gestora de Projetos Culturais e Socioambientais Cláudia Martins, de 55 anos, que hoje se dedica inteiramente ao projeto de sustentabilidade e responsabilidade social. “Fui voluntária na tragédia que atingiu a Região Serrana/RJ em janeiro de 2011 e vi pessoas que perderam tudo e não tinham nem uma manta para cobrir os filhos e procurei alguma coisa que pudesse ajudar essas pessoas, assim surgiu o projeto”, conta Claudia Martins.

Cláudia tomou conhecimento da lei 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e decidiu reaproveitar os retalhos das confecções de Petrópolis, geralmente descartados no lixo. O Projeto ganhou destaque fazendo parte da Rio+20 e hoje, ela mantém um projeto-piloto, na Rua Visconde de Bom Retiro 305, sala 101, bem próximo à Rua Teresa, o maior shopping a céu aberto do estado do Rio de Janeiro. Dezenas de mulheres já passaram pela capacitação, mas a proposta é ainda mais audaciosa. “Nosso objetivo é implantar não só no nosso município/Petrópolis, mas em todos os municípios têxteis do país centros socialmente responsáveis, ecologicamente sustentáveis, espaços que fomente a sustentabilidade, que possibilitem a educação para qualificação profissional de pelo menos 120 mulheres por ano” em cada núcleo do projeto, comenta Cláudia Martins.

O concurso da revista “Isto É” destacou também outras três iniciativas no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Para o Projeto “Recicla Tecido”, o reconhecimento em nível nacional chegou para estimular os participantes. “Hoje busco parcerias para manter o espaço e também doações de matéria prima não só retalhos de malhas e tecidos, mas também restos de linhas, fios, acrilon e aviamentos de costura. O que para muitos é considerado lixo, para a associação Recicla Tecido são retalhos que transformam vidas e constroem um mundo melhor”, finaliza Cláudia Martins.

SERVIÇO:
Associação Recicla Tecido - Reciclando tecidos refazendo vidas
Rua Visconde de Bom Retiro 305, sala 101 – centro – Petrópolis/RJ
Site: www.reciclatecido.com.br
E-mail: cmartinsalves@hotmail.com , contato@reciclatecido.com.br
Telefones: (24) 2231-7826 / 8150-5012 / 9252-5375

Nenhum comentário:

Postar um comentário