O quarteto petropolitano Jassambô está levando seu show "O branco mais preto" para o Rio de Janeiro. O tributo a Vinicius de Moraes, já apresentado no projeto Som e Cristal e no Estúdio S de Música, acontece na próxima quarta-feira, dia 27, no Midrash Centro Cultural, no Leblon.
O nome do espetáculo faz alusão à própria definição do “Poetinha”, que personificou toda a sua brasilidade em uma vasta coleção de canções e poemas, uma deliciosa mescla das peculiaridades e diversidade do nosso povo. Valorizando aspectos como a verdade, o amor e a paixão em sua música e poesia, o repertório do grupo leva ao público uma brasileiríssima seleção de canções, entre elas “Consolação”, “Chega de saudade”, “As cores de abril”, “Coisa mais linda”, “Berimbau”, “Samba da bênção” e “Canto de Xangô”.
“O Branco Mais Preto” privilegia o lado Jassambô em diferentes momentos da obra de Vinicius de Moraes. As canções que remetem à sonoridade do grupo ganham releituras, levando a um repertório cheio da espontaneidade do improviso inerente ao quarteto.
O Jassambô já homenageia Vinicius há anos e traz para o palco essa influência. "Quem se propõe a tocar bossa com certeza tocará várias composições do Poetinha. Fico contente por ter reunido esses maravilhosos músicos que também gostam sinceramente de suas músicas", diz o cantor, violonista e diretor do espetáculo, Gabriel Lobo
Toda essa história será contextualizada por meio da leitura de seus versos e prosas, apresentando ao público curiosidades sobre este que é um dos maiores compositores da música popular brasileira.
Sobre o Jassambô
Jassambô é, ao mesmo tempo, uma palavra instrumental e um paradoxo musical. O projeto, que surgiu em 2007, em Manaus (AM), reúne a força do samba e a sutileza da bossa nova à naturalidade do jazz e do chorinho, em uma mescla que reflete a personalidade do quarteto.
O grupo é formado por Gabriel Lobo (voz, violão e guitarra), Anderson Maia (bateria), Breno Morais (saxofones e flauta) e Felipe Depoli (contrabaixo), que trazem para o palco dinâmica e timbre, sonoridade e pegada, amor, malandragem, brincadeira, dança e capoeira.
Nestes cinco anos, o projeto já passou por diversas cidades do norte, nordeste e sudeste do Brasil. Entre suas apresentações de maior destaque estão shows na Casa do Jazz, durante o Festival de Jazz & Blues de Rio das Ostras, em 2011 e 2012.
Toda a proposta do quarteto se resume em seus integrantes, que dão ao grupo a versatilidade de suas próprias trajetórias musicais. Sua música é a que corre na veia de quem gosta de ouvir o que toca e de tocar o que ouve. Jassambô é a doçura da flauta, o samba na guitarra. É Vinicius e Tom, jazz e blues no violão, é contrabaixo e bateria, groove e melodia.
SERVIÇO
Jassambô: O branco mais preto
Data: 27 de fevereiro, quarta-feira
Horário: 21h
Local: Midrash Centro Cultural
Endereço: Rua General Venâncio Flores, 184 – Leblon
Entrada: R$20
Nenhum comentário:
Postar um comentário