quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

BOMTEMPO FAZ PRIMEIRA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO GOVERNO NO VALE DO CARANGOLA

A reativação do Centro de Referência e Atendimento Social – CRAS e o início das obras para pôr fim ao esgoto a céu aberto que corre nos fundos de residências do Vale do Carangola, fazem parte de um pacote de medidas anunciadas pelo prefeito Rubens Bomtempo, que se reuniu esta semana com moradores e lideranças da comunidade, na primeira audiência pública do governo municipal.

“É uma satisfação estarmos no Vale do Carangola, onde fizemos questão de lançar o programa de assistência social e saúde que virou modelo para outras cidades, o Cesta Cheia, Família Feliz, e também foi aqui que criamos o primeiro CRAS do país”, lembrou o prefeito, complementando: “Temos consciência de que ainda há muito a ser feito e posso garantir que iremos retomar a construção de um governo participativo com o povo”.

De acordo com o prefeito, o CRAS que estava de portas fechadas desde o fim do ano passado, será devolvido à comunidade logo nos primeiros dias de março. A medida será possível por conta da convocação de concursados e, em parceria com a empresa Águas do Imperador, iremos coletar todo o esgoto do Vale do Carangola. A compra das manilhas e o início imediato da obra já foram determinados pelo prefeito. Um dos primeiros biodigestores do país também foi construído naquela comunidade nos primeiro governo de Bomtempo.

O anúncio da coleta do esgoto deixou os moradores aliviados, como o vigilante Anderson Ribeiro, 30, que mora no local há 25 anos. “Eu e minha família somos obrigados a conviver com o risco de contrair doenças. Essa obra significa uma grande vitória e dignidade para a comunidade", contou o morador.

Durante a reunião, que teve a presença de secretários municipais, Bomtempo assumiu o compromisso de reduzir o déficit habitacional do município e salientou que nesse setor, criou o aluguel social, ainda no início de seu primeiro mandato, em 2001. A experiência acabou sendo copiada pelo Governo do Estado e por diversos municípios do país. “Sabemos como é difícil reconstruir uma família sem que ela tenha uma casa”.

Com relação à saúde, Bomtempo pediu que fosse feito um estudo de impacto financeiro com o objetivo de iniciar a contratação de agentes de apoio administrativo para evitar o fechamento dos PSFs nos horários de almoço. A educação infantil, segundo o prefeito, também é uma prioridade. “Por isso, numa parceria com a iniciativa privada, estamos iniciando as obras de reforma da Casa da Paz e assim, estaremos criando mais 80 vagas para atender as crianças”, completa.

O sistema de integração do transporte coletivo também foi tema abordado pelos moradores. “Em 2008, deixamos o transporte público da cidade com mais de 80% das linhas integradas e a reabertura dos terminais foi uma regressão”, lembra.

A presidente da Associação de Moradores do local, Ângela Maria Samuel da Silva, também participou do encontro. “Estamos cansados de lutar e não termos resultado. Só posso dizer que estamos muito contentes em ver o prefeito e sua equipe na nossa comunidade”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário