quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

CASCATINHA RECEBERÁ PÓLO DA FAETEC

O prefeito Rubens Bomtempo firmou hoje com o secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, uma parceria que irá beneficiar os moradores do segundo distrito e possibilitar a realização do sonho dos petropolitanos de trazer para a cidade uma universidade pública.

O município está disponibilizando para o Estado o prédio onde funcionava a Faculdade de Medicina, na Estrada da Saudade, para a implantação do pólo da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetc), que atualmente está instalado no Ciep do Quitandinha. A permuta, com o Governo do Estado, vai permitir a instalação do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) na cidade e facilitar a implantação de uma instituição de ensino, gerando assim, mão de obra qualificada para as áreas de tecnologia e do turismo.

Bomtempo destacou que a medida irá permitir a ampliação de três, para até 12 cursos de graduação à distância oferecidos pelo Cederj e que já iniciou as discussões para definir o futuro do prédio do Ciep do Quitandinha: “Petrópolis está entre os dez mais importantes pólos de ciência e tecnologia do país e hoje demos mais um passo importante para avançarmos nesta área, que é a nossa verdadeira vocação”.

A expectativa é a de que as atividades do CVT na Estrada da Saudade tenham início no segundo semestre com cursos nas áreas de auxiliar de restaurante, cozinheiro, garçom, camareira, recepcionista de hotel e restaurante, além de espanhol e inglês.

“Vamos abrir cerca de duas mil vagas para os cursos de línguas e garantir o cartão imperial para cada aluno matriculado como uma forma de incentivo e de combate à evasão escolar. Precisamos preparar com qualidade para que a nossa cidade esteja pronta para receber os grandes eventos que vão acontecer no estado”, afirmou o prefeito, informando ainda que está transferindo o pólo da Faetc para a região onde há a maior densidade demográfica, com cerca de 60 mil moradores.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutura, elogiou a atuação do prefeito Rubens Bomtempo: “Petrópolis é uma cidade importante que tem como vocações o desenvolvimento das tecnologias e de prestação de serviços. Faltava na Prefeitura um gestor interessado e Bomtempo sempre foi um grande parceiro desta área. Quando ele era prefeito trouxe para o município a Faetec, o Cetep, Cefet e ainda criou uma lei de incentivos para empresas de base tecnológica se instalarem com menos impostos e burocracia. Precisamos de gestores deste nível para parcerias e novos espaços de pesquisa”.

Após visita às instalações do Ciep do Quitandinha e do prédio onde funcionava a Faculdade de Medicina, o prefeito e o secretário de estado foram a uma reunião no Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia (LNCC) para a apresentação do projeto de criação do parque tecnológico da cidade e do lançamento do vídeo institucional do Movimento Petrópolis Tecnópolis.

O encontro também foi acompanhado pelos subsecretários estaduais, Alexandre Teixeira e Augusto Raupp; pelo presidente da Faetec, Celso Pansera; pelo presidente do Cecierj, Carlos Bielschowsky; pelo diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica, Pedro Dias Leite; pelo vereador Luizinho Sorriso; além dos secretários municipais de Obras, Aldir Cony; Educação, Monica Freitas; Governo, Carlos Eduardo Porto; e de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Leonardo Faver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário