segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

COMISSÃO DA CÂMARA DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO

A Comissão de acompanhamento e auxílio na realização Jornada Mundial da Juventude 2013 da Câmara Municipal, formada pelos vereadores Ronaldo Ramos (PTC), Anderson Juliano (PT) e Maurinho Branco (PTC), se reuniu na tarde  desta segunda-feira, 18, com o Comitê Organizador Diocesano da Semana Missionária de Petrópolis, Padre André Luiz e Padre Rogério Dias. A Semana Missionária será realizada de 16 a 21 de julho e receberá cerca de doze mil jovens na cidade.

Questões de patrocínio empresarial, logística, organização de materiais impressos e possíveis ajudas governamentais foram tratadas. Ronaldo Ramos afirmou que “uma possibilidade é aproveitar a localização privilegiada da Câmara para montar aqui um Centro de Atendimento ao Peregrino, oferecendo estrutura, informações, voluntários que falem inglês e espanhol e um telefone 0800 de apoio. Também será necessário treinar os atendentes do Posto de Informações de Turismo da rodoviária com as informações específicas desse evento”. Anderson Juliano lembrou que a Guarda Civil da cidade tem um destacamento turístico que pode e deve ser colocado nas ruas durante o evento, pois esses guardas falam línguas estrangeiras.

Para Padre Rogério, o primeiro grande desafio da organização é “mostrar para a sociedade a importância desse evento, que é um evento de promoção da vida, da dignidade, que vai muito além da Igreja Católica. Além disso, serão doze mil jovens estrangeiros na cidade, uma oportunidade para mostrar nossa cultura, nossos valores. Teremos como legado um grande número de pessoas que visitarão Petrópolis e com certeza irão querer voltar”, afirmou o Padre. Por isso, será feita uma cartilha com mapas, telefones úteis, itinerários de ônibus, endereços importantes, entre outras informações.

De imediato, Padre Rogério pediu que a Semana Missionária fosse colocada como evento oficial do Município. Um dos problemas apontados pelos organizadores é que durante a Semana, cerca de três mil jovens visitarão Petrópolis por dia, o que poderá trazer sobrecarga no transporte público da cidade. Por esse motivo, a Comissão se responsabilizou em agendar uma reunião com a CPTrans e o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis para discutir soluções para essa questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário