quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

FUNCIONÁRIOS DO SISTEMA FIRJAN EM PETRÓPOLIS SE MOBILIZAM PARA DOAÇÃO DE SANGUE

Eles já atuam como multiplicadores na tentativa de captar doadores

Funcionários do Sistema FIRJAN que atuam em Petrópolis participam na última semana de uma campanha para captar doadores para o Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa. A iniciativa, liderada pela equipe do SESI e SENAI Petrópolis, partiu de um dos grupos de ação do sistema, que discute, em reuniões quinzenais, diferentes formas de atuação da equipe para melhorar o clima organizacional. Em setembro do ano passado mais de 50 funcionários aderiram ao projeto que, agora, é permanente. Todos já trabalham como multiplicadores da ideia.

Segundo a captadora Márcia Alves, o número médio de doadores do Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa, responsável pelo abastecimento de cinco hospitais da cidade (Hospital Santa Teresa, Casa Providência, Hospital Unimed, Hospital Municipal Nelson de Sá Earp/Pronto Socorro e Hospital Alcides Carneiro) e também de unidades de saúde de cidades próximas, como Três Rios, Paraíba do Sul, São José do Vale do Rio Preto e Areal, é bem inferior ao necessário.

“Precisaríamos ter, em média, 40 doadores por dia, mas na maioria das vezes registramos a presença de 18 a 20 pessoas. É um número muito pequeno se levarmos em conta que estamos em uma cidade com quase 300 mil habitantes. Sabemos que o problema não é falta de vontade, mas sim falta de informação. Muita gente acha que só há demanda em casos de acidentes ou grandes tragédias, mas isso não é verdade”, destacou.

No período do Carnaval o problema é ainda maior. “Nesta época é comum o aumento no número de acidentes e, consequentemente, da demanda por bolsas de sangue. A procura chega a aumentar 70%”, destaca ela, lembrando que há também pessoas que precisam de sangue periodicamente. “Os hemofílicos e pessoas que passam por tratamentos para combater o câncer também”, explica ela, acrescentando que as pessoas precisam se conscientizar da importância do ato de doar sangue. “É um ato muito simples, que depende da vontade de cada um, e que pode salvar muitas vidas”, enfatizou.

A auxiliar administrativo do setor de Saúde Ocupacional do SESI e SENAI, Débora dos Santos Soares, sempre foi doadora, mas ainda assim considerou importante o apoio do Sistema FIRJAN na mobilização. “Serve de incentivo para mais gente. É importante lembrar que tem muita gente precisando de sangue. Um dia, pode ser alguém conhecido, um parente ou eu mesma”, frisou.

O gerente executivo do SESI e SENAI Petrópolis, Sandro Lourenço, lembrou que a campanha é permanente e extensiva não só a funcionários como também aos seus familiares. “Estamos trabalhando para que esta iniciativa ultrapasse os muros do sistema e sirva de incentivo também à comunidade”, finalizou.

O Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 14h e aos sábados das 7h às 11h. O telefone é (24) 2245-2324, ramal 232. O Hospital Santa Teresa fica na Rua Paulino Afonso, 477, no Bingen.


Quem pode doar:
- pessoas que têm entre 18 e 67 anos;
- pessoas que estão em boas condições de saúde;
- pessoas que pesam mais de 50 quilos.

Quem não pode doar:
- pessoas que estão tomando medicamentos que podem afetar o sangue;
- pessoas que tiveram hepatite após os 10 anos de idade;
- pessoas que passaram por cirurgia recentemente;
- pessoas que fizeram tatuagem nos últimos 12 meses;
- pessoas que fizeram endoscopia nos últimos seis meses;
- pessoas que estão gripadas;
- pessoas portadoras de doenças infecto-contagiosas como doença de Chagas, sífilis, hepatite, dengue, Aids, HTLV e tuberculose;
- pessoas que passaram por situação de risco, tendo relações sexuais sem uso de preservativo ou usando drogas.

Orientações ao doador:
- para doar sangue é preciso não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
- também é importante não ingerir gordura (incluindo manteiga, leite e derivados) nas quatro horas que antecedem a doação;
- é preciso apresentar um documento com foto no Banco de Sangue;
- o tempo de coleta varia de 5 a 8 minutos;
- as mulheres normalmente podem doar sangue três vezes por ano e os homens, quatro vezes por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário