sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

BISPO DIOCESANO SE REÚNE COM DIRETORAS DAS ESCOLAS PAROQUIAIS

Dom Gregório Paixão, Bispo da Diocese de Petrópolis, afirmou para as diretoras das 29 escolas paroquiais, que podem contar com seu apoio e que os trabalhos devem continuar e “não tenham medo de anunciar a fé católica”. O encontro com as diretoras aconteceu na semana passada e contou com a presença do Monsenhor Paulo Daher, da coordenadora da Pastoral da Educação, professora Maria Nilva e da coordenadora do Ensino Religioso, Cristiane Noel Souza da Cruz.

As diretoras fizeram um relato breve sobre cada escola, falando sobre a quantidade de alunos, os projetos desenvolvidos e os objetivos para este ano. Muitas diretoras disseram que as escolas estão localizadas em comunidades carentes e por isso também sofrem os efeitos dos problemas sociais vividos pelas famílias, mais ressaltaram que os pais sempre participam das atividades nas escolas.

Dom Gregório Paixão falou sobre sua experiência como educar, pois esteve à frente do Colégio São Bento, em Salvador na Bahia, por 15 anos, frisando que “quando os pais diziam que o melhor que podem deixar para os filhos é a educação, eu dizia que a primeira coisa mais importante é a fé, a educação é a segunda, pois quem tem fé sabe o que fazer com a educação recebida”. Ao falar da disciplina, citando como exemplo sua experiência no Colégio São Bento, disse que é fundamental para formação dos jovens, lembrando que “não estamos diretores, somos diretores e por isso temos que assumir a formação integral dos alunos. Sem disciplina não há ordem, não há progresso humano”.

Ao falar da importância das escolas paroquiais, Dom Gregório Paixão lembrou Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra que iniciou este trabalho, ressaltando que é um projeto interessante, pois atende cerca de 12 mil crianças. “A Igreja sempre trabalhou com educação. Jesus foi um educador. Ele educava e salvava almas e é isto que as nossas escolas devem fazer, não somente ensinar, mais anunciar a Palavra de Deus, fazendo com que os jovens possam também se educar na fé em Jesus Cristo”.

Diante de algumas dificuldades apresentadas pelas diretoras, Dom Gregório Paixão disse que “não tenham medo dos desafios e não deixem de sonhar grande. Não olhe para as dificuldades, mas para as possibilidades, pois nossa força vem de Deus e por isso somos capazes de fazer coisas maravilhosas”. Sobre o fato de serem escolas paroquiais, ligadas a Igreja Católica e receberem alunos de vários credos religiosos, o Bispo Diocesano disse que “as escolas paroquiais existem por causa da fé e esta fé precisa ser anunciada. Não tenham vergonha de ser cristão católico, pois todo católico é ecumênico e sabe respeitar as diferenças”.

Para o Bispo Diocesano quem entra numa escola católica, mesmo que seja conveniada com o Poder Público, tem que ter a consciência de que ali se vive a fé católica e todos devem participar. “Vamos respeitar todos os credos e jamais vamos querer “converter” ninguém. Mais as pessoas precisam compreender que a escola paroquial é católica, onde se celebra e se vive segundo a fé católica”.

Para ele, as escolas católicas devem difundir o pensamento cristão católico, que tem valores profundos e é a primeira a respeitar as diferenças. “Não temos que ter vergonha de falar sobre o catolicismo. Respeitar as diferenças, mas transmitir a fé católica”, concluiu o bispo no encontro com as diretoras das escolas paroquiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário