quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

IEL APRESENTA PROGRAMA DE ESTÁGIO A EMPRESÁRIOS DA REGIÃO SERRANA

Instituto Euvaldo Lodi atenderá gratuitamente demanda de empresas parceiras do Sistema FIRJAN


A chefe da Divisão de Estágio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Astrid Maciel Motta, fez na última semana uma apresentação sobre o programa de estágio do instituto. O evento, realizado na sede da Representação da FIRJAN/CIRJ na Região Serrana, foi aberto pela presidente da representação, a empresária Waltraud Keuper Rodrigues Pereira. No encontro, direcionado a empresários da região, a equipe falou vantagens e facilidades na contratação de estagiários vindos de cursos do SENAI no Estado.

Segundo Astrid Motta, o IEL vem atuando junto aos associados ao Sistema FIRJAN de forma a facilitar e agilizar os processos seletivos de estagiários. “O IEL é uma organização do sistema FIRJAN, portanto somos integrados com as unidades operacionais do SENAI, o que facilita e agiliza a realização dos recrutamentos dos alunos para os processos seletivos. Contamos ainda com o apoio pedagógico das unidades o que torna o processo mais assertivo”, explicou.

Na prática, significa que o IEL pode oferecer, gratuitamente, serviços como recrutamento e pré-seleção de alunos do SENAI no Rio; gestão administrativa de estágio; formalização legal do estágio por meio da Emissão de Termo de Compromisso de Estágio (TCE), legislação vigente 11.788/2008; acompanhamento da vigência do Termo de Compromisso de Estágio (rescisão e aditivo); Seguro Contra Acidente Pessoal (Administrado e pago pelo IEL) e orientação sobre aspectos legais.

Sônia Neto, coordenadora de Desenvolvimento da Karl Zeiss, diz que o programa de estágio do IEL contribui de forma significativa para a empresa. “A parte burocrática do processo seletivo representa uma carga muito pesada para a empresa. Ter o IEL como parceiro neste trabalho, cuidando de todo esse processo, será compensador”, avaliou.

Analista de Recursos Humanos e Gestão da Braziline, Rosália Bessa de Medeiros participou do evento com o objetivo de entender melhor a atuação do IEL. “Hoje temos aprendizes na empresa, mas temos projeto de ampliação, o que certamente vai demandar mais mão-de-obra, incluindo estagiários para áreas técnicas. Hoje não tenho dúvidas de que o SENAI e o IEL podem nos ajudar muito”.

A analista de Recursos Humanos da cervejaria Petrópolis, Bruna Maia Rocha de Castro Domingues, lembra que o programa representa não só uma facilidade para as empresas com o também uma oportunidade para os estudantes. “O conhecimento adquirido em sala de aula é importante, mas não substitui as lições que aprendemos no dia-a-dia, exercendo a profissão escolhida”.

Astrid lembrou que há várias vantagens na contratação de um estagiário. “Representa uma oportunidade para desenvolvimento e preparação de futuros profissionais; qualificação de futuros profissionais alinhados com a cultura da empresa; transferência de conhecimento técnico adquirido em sala de aula para a empresa; e planejamento da formação de possíveis futuros profissionais para a empresa", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário