quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ÚLTIMOS DIAS PARA SE INSCREVER EM VAGAS GRATUITAS PARA CURSO TÉCNICO NO SENAI

Prazo de inscrições em curso oferecido por meio do Pronatec termina nesse domingo

Quem ainda não se inscreveu para concorrer às vagas gratuitas oferecidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no SENAI Petrópolis e SENAI Três Rios deve ficar atento: o prazo para inscrições termina nesse domingo, dia 3 de março. As oportunidades são para o curso técnico em Mecânica. Há 40 vagas em Petrópolis e 80 em Três Rios. Podem participar estudantes matriculados no 2º ou no 3º ano do Ensino Médio de escolas estaduais.

As inscrições devem ser feitas no site da Secretaria de Estado de Educação (http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=1440688), que também ficará responsável pela seleção dos candidatos. O processo seletivo levará em conta o desempenho escolar. Nas duas cidades, as aulas começam no dia 1º de abril, com turmas no turno da tarde em Petrópolis e nos turnos da tarde e noite em Três Rios.

Em todo o Estado foram abertas 3.545 vagas gratuitas em cursos técnicos. Neste primeiro semestre há oportunidades para os cursos técnicos em Administração (Jacarepaguá), Alimentos (Vassouras), Automação Industrial (Benfica, Jacarepaguá, Niterói), Comunicação Visual (Maracanã-Unidade Artes Gráficas), Edificações (Tijuca), Eletrônica (Barra Mansa, Benfica, Jacarepaguá), Eletrotécnica (Jacarepaguá, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Tijuca, Santa Cruz, Volta Redonda), Informática (Maracanã-Unidade Artes Gráficas, Niterói), Logística (Macaé, Niterói, Pádua, São Gonçalo, Tijuca), Manutenção Automotiva (Resende, Tijuca), Mecânica (Barra Mansa, Benfica, Campos, Itaguaí, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende, Santa Cruz, Três Rios, Volta Redonda), Metalurgia (Maracanã-Unidade Solda), Multimídia (Maracanã-Unidade Artes Gráficas), Petróleo e Gás (Macaé, Niterói, Benfica), Redes de Computadores (Nova Friburgo), Refrigeração e Climatização (Benfica), Segurança do Trabalho (Barra Mansa, Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu, Resende, Santa Cruz, CTS Solda, Vicente de Carvalho, Volta Redonda).

Chance para mudar de vida

Mãe de cinco filhos, Teresinha Alves Pereira, de 41 anos, viu nos cursos oferecidos pelo SENAI por meio do Pronatec a oportunidade que buscava para melhorar sua colocação no mercado de trabalho. Ela, que parou de estudar aos 14 anos, quando engravidou do primeiro filho, diz que sempre quis voltar à sala de aula, mas as tarefas de casa e o trabalho como costureira por muito tempo dificultaram a concretização do sonho. Em 2010, com a filha mais nova um pouco maior, ela decidiu que era hora de arregaçar as mangas. Conseguiu vaga em uma escola estadual e voltou a estudar, cursando o primeiro ano do Ensino Médio.

“Sempre falei com os meus filhos que eles precisavam estudar. E sabia que podia ser um exemplo ainda melhor para eles”, contou. “No ano passado, fiquei sabendo na escola sobre as vagas do SENAI pelo Pronatec e me inscrevi. Foi a melhor coisa que fiz. A rotina era pesada, mas valeu muito a pena”, revelou, lembrando que dois de seus filhos também conseguiram vagas em cursos do SENAI pelo programa. Matriculada no curso de Segurança do Trabalho, que deve concluir em setembro, ela diz que a rotina foi pesada. “Ainda estava concluindo o Ensino Médio e precisei me desdobrar para dar conta de tudo. Acordava cedo e, às 6h, já estava na máquina de costura, de onde só saía às 11h30. Almoçava e seguia para o SENAI, onde permanecia das 13h às 17h. De lá, ia direto para a escola. Chegava em casa às 22h e voltava para máquina”, relembrou.


Com o Ensino Médio concluído, Teresinha, esse ano, decidiu correr atrás da realização de outro sonho: a faculdade de Direito. Fez vestibular para uma das maiores universidades de Petrópolis e conseguiu uma bolsa de estudos integral, por meio de um convênio mantido pela instituição com o governo municipal. As aulas, que agora ela concilia com o curso do SENAI, começaram logo depois do Carnaval. “Sei que posso mais e vou fazer mais. Estou me esforçando muito para isso”.

Os cursos técnicos do SENAI certificam com Diploma de Técnico de Nível Médio e oferecem teoria e prática em oficinas e laboratórios que reproduzem o ambiente real das indústrias. Mais informações sobre as vagas do SENAI no Pronatec também podem ser consultadas emwww.cursosenairio.com.br/pronatec ou pelo 0800 0231 231.

Nenhum comentário:

Postar um comentário