segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

CTO INVESTE R$1 MILHÃO EM INFRAESTRUTURA PARA RECEBER NOVOS EQUIPAMENTOS

A meta é agilizar o tratamento dos pacientes, aumentando a possibilidade de cura

 Dentre os projetos previstos para 2013 no CTO - Centro de Terapia Oncológica, está à modernização dos equipamentos, com investimentos em alta tecnologia para aumentar as chances de cura nos pacientes portadores de câncer, destruindo o tumor e reduzindo os efeitos colaterais aos tecidos normais. O investimento será de extrema importância não só para Petrópolis, mas vai atender toda a Região Serrana e surgiu da necessidade na velocidade no tratamento.

Quando se trata de Radioterapia alta tecnologia é fator muito importante, por isso, o CTO está instalando um acelerador linear, de última geração, que produz, monitora, controla e conforma de maneira precisa o feixe de radiação para o alvo tumoral, sem danificar áreas sensíveis próximas ao tumor. O equipamento, associado a um novo Sistema de Planejamento para Tratamento Tridimensional será incorporado aos equipamentos existentes no CTO, aumentando a capacidade de atendimento na Região Serrana, oferecendo novas técnicas de tratamento como IMRT (Radioterapia com Intensidade Modulada) e Radiocirurgia.

De acordo com Dr. Carlos Eduardo, físico médico, o investimento tem por objetivo acelerar o tratamento contra o câncer, melhorando a qualidade de vida para os pacientes. “Foram dois os motivos para esta nova aquisição: primeiro o aumento na demanda do atendimento fazendo com que o tratamento demorasse a ter início, já havia a necessidade de mais uma máquina. Segundo, é a inovação tecnológica que está associada a este novo equipamento que inclui um sistema tridimensional de planejamento de tratamento a partir de imagens de tomografia computadorizada que irão dar maior rapidez e segurança no tratamento”, explica o físico.

Só de investimento para a construção do bunker, ou seja, casamata (instalação fortificada fechada e abobadada, independente ou integrada numa fortificação maior) de concreto para abrigar o aparelho e as áreas adjacentes, o CTO está investindo cerca de R$1 milhão (um milhão de reais), já os equipamentos, acelerador e os sistemas associados, estão orçados em cerca de U$$1 milhão (um milhão de dólares).

Alguns equipamentos como os que serão instalados no CTO, já estão sendo colocados na Região Metropolitana do Rio de janeiro. Fora da capital, o CTO é o único centro de radioterapia da Região Serrana, se tornando importante não só para Petrópolis, mas também pra toda a região. “Além de oferecer técnicas de tratamento igual às utilizadas nos grandes centros como IMRT e Radiocirurgia, a redução das filas será uma realidade com o aumento da nossa capacidade de atendimento”, afirma Dr. Carlos Eduardo.

O principal objetivo da equipe que faz parte do corpo clínico do Centro de Terapia Oncológica, está no retorno que esse investimento trará, não só para a clínica, mas para sua principal preocupação, que é o paciente, como afirma Dr. Carlos Eduardo. “Primeiramente queremos agilizar o atendimento, segundo, com uma tecnologia de ponta poderemos assegurar um melhor controle da dose no tumor, menores doses nos tecidos normais e oferecer novas técnicas de tratamento com IMRT e Radiocirurgia. Tudo isto se traduzirá numa maior possibilidade de cura com menores efeitos colaterais”.

O Acelerador Linear Elekta

É o primeiro acelerador multi funcional de tecnologia avançada com a intensidade de terapia de radiação modulada e terapia de radiação imagem guiada, no momento do tratamento. O resultado é de confiança inigualável, permitindo um tratamento mais agressivo do tumor, minimizando os danos ao tecido saudável.

Assim como os requisitos para o tratamento de cada paciente varia, as necessidades de clínicas e médicos também. As capacidades incomparáveis de Elekta Synery proporcionam um alto grau de flexibilidade, permitindo que cada clínica para estabelecer seus próprios protocolos e determinar como eles podem ser melhor utilizados o sistema para promover a sua prática de terapia de radiação.

Elekta Synergy foi desenvolvido pela Elekta em estreita colaboração com parceiros clínicos, garantindo os recursos, funcionalidade e eficiência as necessidades de clínicas. Isso é demonstrado pela grande quantidade de usuários com Elekta Synergy e o programa IGRT, que agora faz parte do seu dia a dia.

Elekta aborda diretamente as duas questões mais persistentes e significativas na radioterapia moderna: o movimento dos órgãos internos e erros na configuração do paciente. O desenvolvimento de Elektra Sunergy e seu conjunto de ferramentas de imagem foi motivado pela necessidade de visualizar as estruturas internas, no momento do tratamento, a fim de reduzir as incertezas geométricas.

A capacidade de imagem no ponto de posição tratamento reduz as questões relacionadas ao movimento de órgãos e inspira a confiança clínica para prosseguir no fornecimento IMRT. Com o Elekta Synergy VolumeView, os médicos podem visualizar detalhes de tecidos moles em qualquer área do corpo. Esta funcionalidade oferece dois benefícios potenciais:
- A capacidade de minimizar os efeitos colaterais da terapia de radiação, reduzindo as margens definidas anteriormente por conta de incertezas de dimensões-alvo, localização e movimento;
- O potencial de aumento da dose e adoção de regimes de hipofracionamento com a confiança de que o plano 3D será entregue como um tratamento de precisão alvo 3D;

SERVIÇO
CTO – Centro de Terapia Oncológica
Rua Dr Sá Earp, 309
Centro – Petrópolis/ RJ
(24) 2244-2005
Responsável Técnico Médico CTO Petrópolis
Dr Mauro Sérgio Vieira de Melo
CRM 52-19473-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário