sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

PESQUISADORA RESPONSÁVEL POR EXUMAÇÃO DOS CORPOS DOS IMPERADORES FARÁ PALESTRA NO MUSEU IMPERIAL

A professora Valdirene do Carmo Ambiel, responsável pela pesquisa levou à exumação dos imperadores d. Pedro I, d. Leopoldina e d. Amélia, concederá sua primeira palestra sobre o tema no Museu Imperial/Ibram no dia 02 de março. O evento será às 15h, com entrada franca.

Intitulada “Estudos de Arqueologia Forense Aplicados aos Remanescentes Humanos dos Primeiros Imperadores do Brasil Depositados no Monumento à Independência”, a palestra apresentará a dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade de São Paulo (USP) no dia 18 de fevereiro de 2013.

Valdirene, que é historiadora e arqueóloga, conseguiu reunir em sua pesquisa uma equipe interdisciplinar da USP, que incluiu 12 cientistas de especialidades diferentes. Isso permitiu a exumação e um estudo minucioso dos remanescentes humanos dos primeiros imperadores do Brasil, que passaram, por exemplo, por sessões de tomografias e ressonância magnética. O resultado foi a descoberta de fatos até então desconhecidos, além da confirmação e da refutação de hipóteses com as quais os historiadores vinham trabalhando.

A pesquisa envolveu ainda a leitura de uma documentação extensa, grande parte da qual pertencente ao acervo do Museu Imperial. A palestra acontecerá no Cine Teatro Museu Imperial. A entrada é gratuita, mas é preciso retirar ingressos na bilheteria devido à limitação de 150 vagas.

SERVIÇOS
Palestra “Estudos de Arqueologia Forense Aplicados aos Remanescentes Humanos dos Primeiros Imperadores do Brasil Depositados no Monumento à Independência”
Palestrante: Valdirene Ambiel
Data: 02 de março de 2013 – 15h
Local: Cine Teatro Museu Imperial
Entrada franca

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560


Nenhum comentário:

Postar um comentário