segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

VESTIBULAR SOCIAL ATRAI MAIS DE 1,5 MIL ESTUDANTES


Mais de 1,5 mil estudantes da rede pública participaram neste domingo, dia 3, do vestibular, concorrendo a uma das 100 bolsas para o ensino superior, oferecidas através do convênio com a Fundação Dom Cintra e UCP com a Prefeitura Municipal. O prefeito Rubens Bomtempo, que firmou a parceria em 2008, esteve no local das provas e destacou a importância da graduação lembrando que os primeiros estudantes beneficiados com as bolsas, depois de cinco anos de muito empenho, já começaram a se formar.

"Hoje estamos oferecendo essas cem vagas e os contemplados terão a responsabilidade de ir até o final. Mas estamos satisfeitos porque percebemos a força de vontade desse pessoal que busca uma graduação. Nossa expectativa é que todos possam ter uma carreira vitoriosa, pois acreditamos que melhorando a vida de cada um deles, estaremos promovendo o mesmo para suas famílias”, disse o prefeito.


Os estudantes também estavam animados com a oportunidade. Bruna Gomes de Souza, de 18 anos, disputa uma vaga para o curso de Educação Física ficou animada quando soube que concorreria a uma bolsa de estudos integral. Outro que estava empolgado com a chance de cursar uma universidade gratuitamente era Marco Antônio Borges, de 44 anos. Morador do Pedras Brancas, ele também resolveu correr atrás de seus objetivos. “Vou tentar uma vaga para o curso de Direito ou de Educação Física. Fiquei surpreso quando soube dessas bolsas e vi essa oportunidade com ótimos olhos, pois beneficia, principalmente, a juventude que sonha com o ensino superior”, opina.

A subsecretária de Educação, Rosilene Ribeiro, assim como o vice-reitor da UCP Marcelo Vizani, e a pró-reitora acadêmica da UCP, Regina Máximo, acompanharam Bomtempo na visita realizada a uma das salas. “Vejo esse convênio como um instrumento de inclusão social para os jovens. Sabemos que a grande maioria não teria condições de fazer um curso superior. A formatura dos primeiros alunos que ingressaram na faculdade através do convênio, há cinco anos, já começou e a maioria deles tem se destacado entre os melhores”, disse a subsecretária.

A prova foi elaborada com 50 questões de português, literatura, matemática, física, química, história, geografia e biologia, além de redação. Oito cursos atraíram o maior número de inscrições. Apenas para Engenharias foram 421 inscritos, enquanto para o curso de Administração foram 194. Para os cursos de Direito noturno e diurno, foram feitas um total de 163 inscrições. A procura pelos cursos de Psicologia, Pedagogia, Fisioterapia, Biomedicina, Arquitetura e Urbanismo, aparecem logo atrás.

O convênio, firmado em 2008, já garantiu 800 vagas gratuitas para os alunos oriundos de escolas do município e do estado. O resultado do vestibular está previsto para ser divulgado no dia 6 de fevereiro e a matrícula dos aprovados para o dia 18 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário