terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

ELEITA NOVA DIRETORIA DA ACADEMIA BRASILEIRA DE POESIA - CASA DE RAUL DE LEONI

No último sábado, dia 2 de fevereiro de 2013, Catarina Maul foi eleita presidente da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni, tendo como seu vice o poeta e médico José Luiz D’Amico. A gestão é para o biênio 2013 – 2014. A presente equipe assume a casa em momento muito importante, no ano em que a entidade comemora 30 anos de nascimento e programa rica festividade para comemorar o feito.

Catarina Maul, titular da Academia desde 1998, indicada pela grande sonetista falecida Aládia Pereira, tem realizado, em sua vida profissional, muitos projetos no intuito de divulgar a poesia. Na Prefeitura de Petrópolis, onde atua no quadro da Secretaria de Educação, idealizou e coordenou, no passado, o projeto Semeando Poesia nos Jardins da Educação, com o qual tornou-se reconhecida pelos meios literários, tendo conquistado muitos prêmios de importância nacional.

Coordenou ao lado de Arnaldo Rippel, durante os últimos 16 anos, todos os concursos realizados pelo Clube de Poesias do Petropolitano F. C., incluindo os da Bauernfest. Em agosto de 2011, implementou o projeto que tem sua coordenação, Confraria da Poesia Informal, grupo que conta com mais de 200 poetas distribuídos pelo Brasil e que realiza, em Petrópolis, saraus mensais, além da participação em vários eventos alternativos.

José Luiz D’Amico, ocupante da cadeira nº 19 – Ernesto Tornaghi, é médico, servidor público federal, dedicado seguidor da Escola Parnasiana de poesia. Incentivado por seu pai, Waldir D’Amico (também poeta), iniciou seus primeiros ensaios de Poesia em 1966, com apenas nove anos. Em 2010, coordenou, ao lado de Catarina Maul, o concurso de poesia da festa Serra Serata, em homenagem aos imigrantes italianos de Petrópolis.

Entre os principais objetivos da nova diretoria estão a difusão da memória da Academia, de seus patronos e membros (falecidos ou vivos), o intercâmbio de atividades com instituições como universidades, escolas e outras entidades literárias nacionais, a realização de concursos literários, a promoção de eventos em união com outros segmentos artísticos, além da continuidade das ações já em voga na Academia, como o esperado chá poético mensal, as palestras e a publicação anual da Revista Argila.

A agenda, em breve, estará no site da entidade: www.rauldeleoni.org. Além de Catarina Maul e José Luiz D’Amico, assumem funções na diretoria os acadêmicos Leandro Rodrigues, Arnaldo Rippel e Vera Abad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário