terça-feira, 3 de dezembro de 2013

PROGRAMA DE ENFRENTAMENTO DE DESASTRES DO GOVERNO ESTADUAL É APRESENTADO NA CÂMARA

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Anderson Juliano (PT), realizou nessa terça-feira, dia 03 de dezembro, uma audiência pública para apresentar o projeto “Mãos à Obra” do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Estado do Ambiente. O principal objetivo desse projeto é realizar a educação ambiental de comunidades para prevenir e enfrentar acidentes e desastres naturais.

Em Petrópolis, as atividades do programa foram realizadas nos bairros do Gentio, Benfica, Madame Machado e Vale do Cuiabá. A ideia é construir uma base comunitária, incluindo o diagnóstico ambiental da localidade, com a coleta de dados, o mapeamento das rotas de fuga e a mobilização de todas as pessoas da região.

Uma das atividades do programa é a formação de monitores socioambientais. Esses monitores aprendem sobre temas como território, identidade e cidadania. Aprendem também como agir em casos de acidentes e desastres naturais. Além da formação desses monitores, o coordenador do projeto Marcelo Arantes também citou outras ações desenvolvidas pelo projeto: “a mobilização comunitária para o fortalecimento dos núcleos comunitários de defesa civil, cursos técnicos para prefeitura e membros de conselhos municipais e a construção coletiva dos Planos de Ação Comunitários para a prevenção e o enfrentamento de acidentes e desastres naturais”.

Para o vereador Anderson Juliano, “o importante de projetos como esse é a valorização da vida humana. Não podemos parar as chuvas, mas podemos proteger o ser humano. Quanto mais interessados no curso tivermos na cidade, mais vidas serão salvas”. Além de Anderson Juliano, também estiveram presentes os vereadores Silmar Fortes (PMDB), Paulo Igor (PMDB), Roni Medeiros (PTB) e Maurinho Branco (SDD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário