segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

PREFEITO PARTICIPA DE LANÇAMENTO DO PLANO ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

O prefeito Rubens Bomtempo participou na última quinta-feira, dia 28 de novembro, do lançamento do Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil no Rio de Janeiro. O evento, realizado no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, contou com a presença do governador Sérgio Cabral, do vice-governador, Luiz Fernando Pezão, do ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, e de prefeitos e secretários de Defesa Civil dos municípios do estado do Rio.

O governo do estado apresentou as medidas que vem tomando na prevenção e na resposta a desastres em parcerias com os municípios. Durante a apresentação do plano, o comandante do Corpo de Bombeiros esecretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, citou Petrópolis como exemplo a ser seguido pelos demais municípios na prevenção de desastres naturais: além da iniciativa de criar os Nudecs (Núcleos comunitários com voluntários da comunidade), a Prefeitura criou uma gratificação adicional para agentes de saúde que atuam na prevenção, realizando o acompanhamento das chuvas, por meio de pluviômetros caseiros, cadastrando moradores de áreas de risco e participando dos cursos de capacitação da Defesa Civil.

“O prefeito Rubens Bomtempo criou uma gratificação adicional para os agentes de saúde. Com isso, criou um pequeno exército de prevenção de tragédias. Só temos uma chance de prevenção de desastres naturais, que é a comunidade reagir proativamente, ser capaz de autoproteção”, disse Simões.

Acompanharam o prefeito no evento no Rio os secretários de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), Jorge Maia, e de Ciência e Tecnologia, Airton Coelho. O Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil define as competências de cada órgão na resposta e na prevenção de desastres naturais nos 92 municípios fluminenses. Além desse documento, Petrópolis vai contar, já no próximo verão, com o Plano Municipal de Contingência, em fase final de elaboração pela Prefeitura, que também define o que caberá a cada órgão em caso de tragédia das chuvas no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário