quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

ALUNOS DO CENTRO EDUCACIONAL TERRA SANTA SÃO MEDALHISTAS EM COPA DOS CAMPEÕES

As três crianças que participaram do evento em Três Rios receberam medalhas

A Copa dos Campeões, evento de Artes Marciais, realizado na cidade de Três Rios/RJ, no último domingo, dia 08 de dezembro, foi um sucesso para os três alunos do Projeto Cultura Pela Paz do Centro Educacional Terra Santa.

O Projeto Cultura pela Paz nasceu da percepção dos frades franciscanos que estiveram à frente do Centro Educacional Terra Santa e da avaliação de que em tempos modernos não se pode deixar de lado a triste certeza do crescimento da violência. Atualmente a violência e a falta de perspectivas para o futuro, atinge parte considerável da sociedade, especialmente a juventude, que muitas vezes se vê, ao mesmo tempo, como vítima e reprodutora desta violência.

Foi assim, motivados pela preocupação com os jovens carentes e movidos pela certeza de poder fazer mais pelo próximo, tendo com finalidade contribuir para uma mudança neste quadro, que o Centro Educacional Terra Santa criou em 2005 o Projeto Cultura pela Paz que até o momento já beneficiou mais de 3500 adolescentes e jovens.

O objetivo do projeto é proporcionar formação cultural e profissionalizante através da oferta gratuita e igualitária de cursos, oficinas e vivências de orientação para o mercado de trabalho. “Oferecemos aos jovens em situação de vulnerabilidade social ou que moram em regiões de alto risco, uma formação profissional e uma ocupação durante o dia”, detalha Eliane de Souza Rodrigues Carneiro, coordenadora pedagógica do Centro Educacional Terra Santa.

A instituição proporciona a formação humana religiosa e tem como proposta principal trazer a dignidade e a esperança, atendendo a adolescentes e jovens, com oficinas de capacitação profissional, esporte e lazer. Entre as atividades do Projeto Cultura pela Paz são realizadas as aulas de Taichi, atualmente, as aulas com viés esportivo e social, atinge um grupo de aproximadamente 80 pessoas entre crianças e adultos. Isto só faz se possível pela parceria entre o Centro Educacional Terra Santa que organiza os projetos, fornece o espaço e concede uma ajuda de custo ao profissional que voluntaria-se e a Lagarto-Azul responsável por ministrar as aulas de QiQong, Meditação e Kung Fu (Taichi).

De acordo o Instrutor de Taijiquan Chen, Luciano Vasconcellos, durante o ano de 2013 o Projeto Cultura pela Paz possibilitou o trabalho esportivo do Tai Chi Chuan ao público de modo acessível. “Hoje quero agradecer com um resultado que traz alegria e ânimo. No último domingo conseguimos levar três representantes petropolitanos à Copa dos Campeões - um campeonato de caráter intermarcial. Não tínhamos recurso e nem os acessórios esportivos, mas com a cara e a coragem efetuamos uma campanha entre amigos e alguns setores comerciais e conseguimos levar os alunos ao Campeonato”.

Luciano conta que os atletas, Caíque e Carlos Eduardo de 11 anos e Eduardo Kappler de 15 anos, demonstraram empenho, ânimo diante do inesperado, visto que nunca tinham competido já que eram iniciantes com um treinamento de técnicas suaves (Taijiquan); na prática crucial tiveram que desenvolver a garra presente já nos experientes.

“Nossa meta enquanto equipe não era a vitória, mas aprender a lógica do esporte ainda que entre erros e acertos, pra quem sabe numa próxima vez conseguirmos uma medalha. Mas foi surpreendente, os três jovens atletas receberam a honra do ouro. Outro ponto positivo, foi que a Lagarto-Azul (Art'Chi) pelo apoio do Mestre João Cesário Wushu Leão da ECLO WUSHU LEÃO, vai estar somando à sua formação marcial o Sanda e o Wushu Moderno, importantíssimos para a esportividade, que são o combate e exposição de coreografias marciais”.

O professor pontua que para 2014 além de buscarem patrocínio e apoio, a meta será o treinamento e a dedicação com o intuito de manter a medalha e levar mais alunos para a competição. Mais informações sobre as aulas de Tai Chi podem ser obtidas no Centro Educacional Terra Santa, localizado à Rua Monsenhor Bacelar, 590, Valparaíso – Petrópolis/ RJ, através do telefone (24) 2242-0525 ou do site www.terrasanta.org.br, ou diretamente com Luciano Vasconcellos, Instrutor de Taijiquan Chen, através do telefone (24) 98122-9277 ou ainda no e-mail lucianoepv@yahoo.com.br.

Um comentário: