segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

NO DIA PAN-AMERICANO DA SAÚDE A IMPORTÂNCIA DO BEM ESTAR NA PREVENÇÃO DO CÂNCER E OUTRAS DOENÇAS

Uma data especial para se lembrar da importância dos cuidados com a saúde


O Dia Pan-americano da Saúde é comemorado em 03 de dezembro e foi criado para mobilizar todo o continente em prol da qualidade de vida e bem estar da população em geral. O conhecimento é essencial na prevenção e diagnóstico precoce de doenças. A Organização Mundial da Saúde, define a saúde como sendo o estado de completo bem-estar físico, mental e social. Assim, o conceito de saúde transcende à ausência de doenças e afecções e pode-se dizer que ela é dividida em física e mental embora, na realidade, sejam dois aspectos interrelacionados.

De acordo com especialistas, os cuidados com a saúde começam com o estilo de vida. Exercícios físicos e uma alimentação saudável auxiliam na melhora da qualidade de vida. “O conjunto de comportamentos adotados por uma pessoa, pode ser benéfico ou prejudicial à saúde. Dieta adequada, atividades físicas, não beber e não fumar, além de consultas médicas e odontológicas ao menos uma vez ao ano, são fatores decisivos na manutenção da saúde do indivíduo”, recomenda Dr. Bruno Vargas, médico oncologista integrante da equipe do Centro de Terapia Oncológica - CTO.

Para que a pessoa possa manter seu bem estar físico é necessário aprender como prevenir doenças, os hábitos saudáveis que devem ser praticados, ter um sono adequado e disposição para exercícios físicos. Já o bem estar mental pode ser encontrado através do equilíbrio emocional e do bom convívio familiar. O estresse, a depressão, o nervosismo e principalmente a ira, bloqueiam o sistema imunológico, diminuindo a defesa contra doenças. O lazer é parte fundamental nesse processo. O bem-estar social é alcançado com moradia adequada, acesso a tratamento de saúde, senso de segurança pessoal, condições de trabalho e renda satisfatórios. Algumas pessoas obtêm o bem-estar espiritual através da oração e prática de uma religião, outras, alcançam a espiritualidade quando estão em contato mais próximo com a natureza ou praticando a meditação. Cada pessoa tem uma maneira própria de exercer sua espiritualidade.

“Hoje já sabemos que vários fatores influenciam a saúde, como o relacionamento no meio familiar e no trabalho, em casa, no estado emocional e até mesmo o espiritual da pessoal. Se tudo isso não estiver harmônico, o indivíduo fica doente com mais facilidade. Portanto, para uma vida saudável é necessário encontrar um ponto de equilíbrio”, afirma Dr. Bruno.

Quando se fala em câncer, sua incidência depende de muitos fatores e hábitos de vida, como o tabagismo, o consumo de álcool e a alimentação. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, Inca, uma alimentação saudável pode reduzir o risco da doença em pelo menos 40%. As vitaminas, fibras e outras substâncias ajudam as defesas naturais do corpo a destruir agentes cancerígenos antes que eles causem danos graves às células.

Para o médico oncologista, as pessoas que se cuidam podem descobrir mais rápido o surgimento da doença. “O indivíduo atento à saúde passa a se conhecer melhor e perceber qualquer anormalidade em seu organismo com mais rapidez. Esse fato é essencial para a detecção precoce de tumores, e, com isso, melhorar as chances de cura” e completa “cada pessoa tem uma herança genética que não pode ser alterada, porém, com um estilo de vida saudável aliado aos check-ups médicos regulares, podemos modificar o curso de diversas doenças. Entender como seu organismo funciona ajuda a identificar com rapidez quando alguma coisa não vai bem”.

Dicas para melhorar a sua saúde

- Cobre do serviço público saneamento na região;
- Mantenha a vacinação em dia;
- Introduza na alimentação um maior consumo de frutas, legumes e hortaliças;
- Evite consumir alimentos industrializados;
- Evite o uso de medicamentos de forma abusiva e desnecessária;
- Realize o exame de HPV, o “papanicolau” periodicamente;
- Faça exame de próstata com regularidade;
- Amamente o filho no mínimo por 06 meses ou até os 2 anos de idade;
- Previna a osteoporose;
- Evite a ingestão de álcool;
- Não fume ou então participe de um grupo antitabagista;
- Pratique exercícios físicos frequentemente.
 

Mais informações podem ser obtidas na sede do CTO – Centro de Terapia Oncológica localizada à Rua Dr. Sá Earp, 309 - Centro – Petrópolis/ RJ, através do telefone (24) 2244-2005 ou no site www.ctopetropolis.com.br, ou ainda no CTO – Centro de Terapia Oncológica – Três Rios, à Rua Manuel Duarte, 318 - Centro – Três/ RJ, telefone (24) 2252-3816 e site www.ctotresrios.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário