segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

PROJETO JORNADA SOCIAL APRESENTA A PEÇA TEATRAL NA CASA DE CLÁUDIO DE SOUZA

No dia 19 de dezembro a Casa de Cláudio de Souza, recebe uma apresentação teatral dramatizada por participantes do projeto Jornada Social, que dá assistência à pessoas portadoras de deficiência. A peça leva o título “Borboletas em mim” e terá início às 19h com entrada franca. Na ocasião também haverá música com o Coral dos Anjos e o Coral de Surdo do Instituto Emmanuel.

“Borboletas em mim” fala da transformação do deficiente quando ele participa do meio em que vive. Os oito integrantes do trabalho são da APAE, com idade entre 14 e 30 anos. Segundo as coordenadoras do projeto, o teatro enquanto atividade pedagógica tem um papel fundamental para despertar uma relação concreta sujeito-mundo. Nas dramatizações, os participantes vivenciam diversos personagens, levando-os a compreender melhor as relações cognitivas e afetivas.

Coordenado por Lúcia Helena C. L. Maia (psicopedagoga), Gisele Furio Novaes (psicopedagoga) e Edilane Maria M. L. da Silva (pedagoga) o projeto é um espaço de atendimento a pessoas com deficiência a partir dos 15 anos. O objetivo é que eles aprendam a lidar com a complexidade e a diversidade de funções e ações, procurando acompanhar o meio social, assim como dar oportunidade de experimentar sensação de apoio, capacidade e autonomia. Para tanto, são utilizadas estratégias de atendimento para trazer mais conforto ao aluno, dentro dos seus limites de capacidade, mesmo que estes sejam infindos, conforme desenvolvimento psicossocial, motor e físico de cada um.

Entre as atividades desenvolvidas na Jornada Social estão a roda de conversa; elaboração/criação de texto através de historias; expressividade criativa através de estímulo do corpo com propósito de criar peças tetrais; participação da elaboração dos textos para apresentação no teatro; apresentação da peça em local público para apreciação do público e divulgação do trabalho. O projeto é realizado aos sábados, em uma sala cedida pelo Instituto Nossa Senhora de Lourdes, das 9h às 12h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário