segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

DEPUTADO PETROPOLITANO AVALIA POSITIVAMENTE 2013 E PROJETA 2014 COMO UM MARCO NA EDUCAÇÃO COM A UERJ EM PETRÓPOLIS

Com indicação acolhida pelo governo do Estado e com garantia de verbas por meio de emenda parlamentar também aprovada, o deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) projeta para 2014 um ano de avanço na Educação com a instalação do campus da Universidade do Estado do Rio (Uerj) em Petrópolis. Com nove leis suas em vigor este ano, a inclusão de Petrópolis nos investimentos estaduais na produção rural, regularização fundiária, melhorias viárias e verbas e estruturas aplicadas na Saúde, o parlamentar petropolitano avalia como positivo o ano de 2013.

"A UERJ que inicia atividades oferecendo o curso de Arquitetura, uma conquista árdua, mas agora real, será um marco para a cidade. Também está sendo renovado convênio com a Universidade Católica de Petrópolis (UCP) para mais 500 bolsas em cursos tecnólogos de nível superior. A Educação na nossa cidade, com o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) ganha mais corpo tanto em cursos profissionalizantes como em ensino superior", avalia.

Em 2013, Bernardo Rossi teve nove leis de sua autoria em vigor como a que estabelece a manutenção do ICMS a 2% para a indústria têxtil até 2018 e o estabelecimento de um programa estadual de vacinação contra o HPV, vírus que causa o câncer do colo do útero. "A lei do HPV acabou se tornando um programa federal porque inspirou assembleias de outros estados a estabelecerem a mesma meta pressionando a União a fazer a vacinação em todo o território nacional. A vacinação em massa vai começar agora em 2014", afirma Bernardo Rossi.

A habitação, tema considerado difícil diante da histórica falta de fiscalização na ocupação desordenada de encostas na cidade teve a garantia, em 2013, também por meio de emendas parlamentares, da retirada de 800 famílias de áreas de risco. Elas estão sendo assistidas pelo governo do Estado por meio do aluguel social. "A segunda fase abrange a construção de casas com recursos federais e também a compra assistida, investimento de R$ 75 milhões, também com ajuda da União, onde o governo do Estado ajuda a famílias a comprar uma nova casa em área segura abandonando a moradia em área de risco", aponta. A regularização fundiária que está atendendo 4.259 famílias que estão recebendo título de propriedade de seus imóveis também são indicação de Bernardo Rossi ao governo do Estado. "São comunidades historicamente constituídas, fora de áreas de risco que estão ganhando sua cidadania na forma mais concreta que é a garantia de sua terra".

Para 2014, Bernardo quer que o estado contemple Petrópolis com mais oito Clínicas da Família ( Independência, Quitandinha, Posse, Pedro do Rio, Araras, Duarte da Silveira, Itaipava e Estrada da Saudade), uma UPA 24 horas em Itaipava e mais quatro ambulâncias. O deputado petropolitano também quer mais investimentos em estrutura viária, no turismo e em cursos profissionalizantes.

"Apresentei 154 emendas ao orçamento do Estado para 2014 com o objetivo de contemplar Petrópolis com mais de R$ 210 milhões em obras e serviços. As emendas foram focadas em Habitação, Saúde, Educação e Defesa Civil, prioritariamente. Vamos batalhar para que todas sejam colocadas em prática e que Petrópolis seja incluído no maior número possível de programas e em todas as áreas", completa Bernardo Rossi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário