terça-feira, 17 de dezembro de 2013

GRANDE HOTEL FINALIZA PROCESSO DE CLASSIFICAÇÃO E É O ÚNICO QUATRO ESTRELAS HISTÓRICO DO BRASIL

O Hotel é o primeiro da Região Serrana a ser classificado através do novo Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem que foi elaborado para aumentar a competitividade do setor

A classificação é um instrumento de divulgação de informações claras e objetivas sobre meios de hospedagem, se tornando um importante mecanismo de comunicação com o mercado. Esse processo surgiu de uma parceria entre Ministério do Turismo, Inmetro, Sociedade Brasileira de Metrologia e a Sociedade Civil, e é adotado como estratégia para uma concorrência justa entre os meios de hospedagem do país, auxiliando turistas brasileiros e estrangeiros em suas escolhas.

O Grande Hotel Petrópolis deu entrada no pedido de classificação em Hotel Histórico quatro estrelas em maio desse ano e acaba de receber a confirmação de que toda a documentação e o hotel estão de acordo com a classificação pretendida. Para conseguir o status o meio de hospedagem o local é avaliado por um representante legal do Inmetro e tem que demonstrar o atendimento a 100% dos requisitos mandatórios e a 30% dos requisitos eletivos, para cada conjunto de requisitos.

A validade da classificação é de 36 meses, a contar da data de sua concessão, ou seja, dezembro de 2013. Durante esse período, deve ser realizada uma nova avaliação para verificar a manutenção do atendimento aos requisitos da matriz de classificação. Esta nova avaliação deve ocorrer em torno de 18 meses após a concessão inicial.

A classificação não é fácil, principalmente para quem almeja quatro e cinco estrelas, nestes casos em que o Meio de Hospedagem tenha obtido a classificação, o Ministério do Turismo, o Inmetro ou seu representante legal realizam visitas de cliente oculto ao empreendimento, com o intuito de avaliar a disponibilidade dos serviços oferecidos 24 horas, conforme estabelecido nos requisitos para as categorias referidas, mesmo critério utilizado pelo Guia Quatro Rodas. Após, o avaliador (do Ministério do Turismo, do Inmetro ou seu representante legal) se identifica para o responsável do hotel, presente no momento, e apresenta o registro preliminar da visita, incluindo conformidades e não conformidades.

Reinaugurado no final de 2011, o Grande Hotel Petrópolis já foi eleito como o Hotel do Ano de 2013 por um dos mais reconhecidos guias de turismo do Brasil, o Guia Quatro Rodas, além de ter ganhado o Certificado de Excelência do TripAdvisor, que é uma honraria que premia a excelência em termos de hospitalidade e só é concedida a estabelecimentos que recebem avaliações constantes e excelentes dos viajantes no TripAdvisor.

Localizado no coração do Centro Histórico, bem em frente a três dos principais pontos turísticos da cidade, Museu Imperial, Obelisco e Theatro D. Pedro, ficou fechado por quase 50 anos e quando reinaugurou, trouxe todo o requinte e charme de volta a Petrópolis. Sua reabertura veio de um sonho antigo dos atuais proprietários que tiveram visão empreendedora para resgatar o gigante tombado pelo patrimônio histórico. Foram cinco anos de reforma e uma enorme preocupação em manter os detalhes e as características essenciais do local.

Para ser classificado como Hotel Histórico, a edificação deve estar preservada em sua forma original ou restaurada, ou ainda que tenha sido palco de fatos histórico-culturais de relevância para a memória popular, independentemente de quando ocorreram, podendo o reconhecimento ser formal por parte do Estado brasileiro, ou informal, com base no conhecimento popular ou em estudos acadêmicos.

Para esse tipo, o SBClass estabelece as categorias de três estrelas (mínimo) a cinco estrelas (máximo). O Hotel Histórico de categoria três estrelas deve atender a requisitos mínimos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade. Para cada estrela adicional, ele deve atender a uma série de requisitos adicionais que diferenciam as categorias entre si. Por meio da comparação entre a infraestrutura e serviços oferecidos, assim como as ações de sustentabilidade executadas pelo meio de hospedagem, o consumidor poderá fazer uma melhor escolha.

O Grande Hotel Petrópolis cumpriu integralmente os requisitos mandatórios que são: Serviço de recepção aberto por 24 horas; Serviços de mensageiro no período de 18 horas; Área útil da UH - Unidade Hoteleira, exceto banheiro, com no mínimo 15 m²; Banheiros com 3 m²; Seis amenidades, no mínimo, em 100% das UH; Secador de cabelo em 100% das UH; Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc); Café da manhã no quarto; Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 24 horas; Troca de roupas de cama e banho diariamente; Serviço de lavanderia; Televisão em 100% das UH; Canais de TV por assinatura em 100% das UH; Acesso à internet disponível em 100% das UH; Mesa com cadeira em 100% das UH; Minirrefrigerador em 100% das UH; Climatização (refrigeração/calefação/ventilação forçada) adequada em 100% das UH; Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar; Restaurante; Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água; Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos com foco na redução, reuso e reciclagem; Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las; Programa de treinamento para empregados; Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade; Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local; e Pagamento com cartão de crédito ou de débito.

A estrutura do Hotel é composta por 67 apartamentos divididos em três categorias: Superior, Luxo e Super Luxo. Os quartos possuem camas box, TV de LCD, ar condicionado e janelas antirruídos. A Suíte Especial Grande Hotel, localizada na cobertura, dispõe de um amplo e privativo ambiente, com janelas que dão acesso a uma varanda que está por toda extensão dos aposentos, permitindo apreciar a exuberante vista dos principais cartões postais da cidade.

Mais informações sobre o Grande Hotel Petrópolis podem ser obtidas à Rua do Imperador, 545 - Centro – Petrópolis/ RJ, através do site www.grandehotelpetropolis.com.br ou pelo telefone (24) 2244-6500.

REQUISITOS MANDATÓRIOS QUE UM HOTEL HISTÓRICO QUATRO ESTRELAS DEVE OFERECER:
- Serviço de recepção aberto por 24 horas;
- Serviços de mensageiro no período de 18 horas;
- Área útil da UH, exceto banheiro, com no mínimo 15 m²;
- Banheiros com 3 m²;
- Seis amenidades, no mínimo, em 100% das UH;
- Secador de cabelo em 100% das UH;
- Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc);
- Café da manhã no quarto;
- Serviço de refeições leves e bebidas nos quartos (room service) no período de 24 horas;
- Troca de roupas de cama e banho diariamente;
- Serviço de lavanderia;
- Televisão em 100% das UH;
- Canais de TV por assinatura em 100% das UH;
- Acesso à internet disponível em 100% das UH;
- Mesa com cadeira em 100% das UH;
- Minirrefrigerador em 100% das UH;
- Climatização (refrigeração/calefação/ventilação forçada) adequada em 100% das UH;
- Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantar;
- Restaurante;
- Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água;
- Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos com foco na redução, reuso e reciclagem;
- Monitoramento das expectativas e impressões dos hóspedes em relação aos serviços ofertados, incluindo pesquisas de opinião, espaço para reclamações e meios para solucioná-las;
- Programa de treinamento para empregados;
- Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade;
- Medidas permanentes para geração de trabalho e renda para a comunidade local;
- Pagamento com cartão de crédito ou de débito;

LISTA DE ESTABELECIMENTOS CLASSIFICADOS

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