terça-feira, 10 de dezembro de 2013

GOVERNO ESTADUAL INSTALA CENTRO DE ATENDIMENTO AO TURISTA EM ITAIPAVA


Detentores de 80% dos 4.700 leitos da rede hoteleira, os distritos vão ganhar - com localização em Itaipava - seu primeiro Centro de Atendimento ao Turista (CAT). A estrutura será montada pelo governo do Estado atendendo a uma indicação do deputado petropolitano Bernardo Rossi (PMDB). "Os distritos ainda atraem turistas em função do polo gastronômico e dos inúmeros estabelecimentos que oferecem turismo de aventura e ecológico. O atendimento ao público que chega a 40 mil pessoas em único final de semana é essencial", defende o parlamentar. A indicação foi apresentada na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e também em forma de emenda parlamentar para ser garantida no orçamento 2014.

O CAT vai oferecer ao visitante informações sobre todos os atrativos e a estrutura de atendimento pública e roteiros de estradas. "Temos o compromisso, ainda mais amplo, de Petrópolis ser incluída na próxima etapa do Programa de Desenvolvimento do Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Prodetur-RJ) com investimentos em sinalização, infraestrutura e meio ambiente", antecipa Bernardo Rossi.

Os distritos reúnem a maioria dos 109 hotéis e pousadas credenciados pela Embratur e mais de 150 restaurantes. Recebe ainda, turistas em função de quase uma centena de negócios voltados para turismo ecológico, esportivo e de aventura. "Também temos dois mil pontos comerciais nos distritos e todos esses empreendimentos vão ser beneficiados com o visitante sendo bem acolhido, informado e se sentido seguro", defende Bernardo Rossi.

O perfil do turista que chega aos distritos também é diferenciado. "Enquanto no Centro Histórico recebemos a maioria dos turistas em vans e ônibus fretados, nos distritos o meio de acesso principal é o carro e os grupos são menores, boa parte das vezes, sem guias de turismo e que precisam de orientação", analisa o deputado.

A inclusão de Petrópolis com prioridade no Prodetur II é defendida por Bermardo porque a cidade é considerada um dos cinco principais indutores do turismo no Estado. "Merece não só para incrementar a economia, mas pela história que representa para o país", defende o parlamentar. A meta do Prodetur é o desenvolvimento turístico sustentável e integrado com a melhoria da qualidade de vida da população das localidades envolvidas, aumento das receitas do setor e melhoria da capacidade de gestão do turismo em áreas de expansão e de potencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário