sábado, 7 de dezembro de 2013

ESTRADA REAL TRIP TRAIL REÚNE 300 ATLETAS EM PARAÍBA DO SUL

Prova percorrerá os caminhos originais da antiga Estrada Real

O município de Paraíba do Sul, no Vale do Café, vai sediar a primeira competição de montain bike a ser realizada na antiga Estrada Real, que corta vários municípios da região. Com cerca de 300 inscritos, entre eles atletas de destaque como a campeãs brasileira Roberta Stopa e a atleta Dani Genovese, única sulamericana a ganhar o Race Across América, o Estrada Real Trip Trail, a ser realizado entre os dias 6 e 8 de dezembro, surge no cenário esportivo com o objetivo de incentivar o espírito expedicionário dos atletas demountain bike, reunindo profissionais e amadores, em diferentes categorias.

O percurso é de tirar o fôlego, cruzando montanhas, desvendo regiões não povoadas e caminhos de terra que remetem a história do Brasil. A competição tem início no sábado. São 64 Km de provas, sendo 59 deles em estrada de terra, passando por áreas rurais pouco conhecidas, pelo norte do município. Nos primeiros quilômetros, os atletas vão cruzar fazendas, terão o desafio de cruzar o ponto mais íngreme de Paraíba do Sul, com mais de 900 metros de altitude, chegando ao Distrito de Mont Serrat. Nesse ponto, os competidores vão ter a chance de circular pelo antigo caminho do ouro, entre os estados do Rio, Minas Gerais e São Paulo. Local de difícil acesso, nessa região foi descoberto recentemente cerca de cinco quilômetros com o piso original, que se encontrava coberto pela vegetação.

No domingo, último dia de competição, são mais 41km de provas, sendo 36 deles em estrada de terra, mais trilhas, roteiro no asfalto e uma apresentação no centro da cidade. Os competidores vão ter a chance de cruzar a Estrada Real, passar pela Serra dos Macacos, uma subida forte, que promete dar trabalho aos atletas. Logo depois, enfrentam o desafio de um Downhill em estradas de terras, subindo até as proximidades da Pedra da Tocaia, com a altura de 690 metros, retornando em seguida ao ponto de partida.

O Estrada Real Trip Trail tem o patrocínio da Unimed Rio e conta com o apoio da Prefeitura de Paraíba do Sul e da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro. No total, a competição vai premiar 140 atletas em 20 categorias, em um total de R$ 20 mil em prêmios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário