segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

UERJ INSTALA CAMPUS EM PETRÓPOLIS E ABRE SELEÇÃO PARA CURSO DE ARQUITETURA EM 2014


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) será a primeira instituição pública de ensino superior a ser instalar em Petrópolis e vai oferecer, com seleção iniciada já em 2014, o curso de Arquitetura. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, dia 16, pelo governador Sérgio Cabral. A conquista da Universidade para Petrópolis é uma indicação do deputado Bernardo Rossi (PMDB).

"É mais do que uma bandeira política, é um sonho de toda uma cidade que Bernardo Rossi assumiu para si, batalhou e conseguiu conquistar. Abracei esse projeto por esse significado de desenvolvimento para a juventude, para a cidade, que o deputado petropolitano transformou em um bandeira de seu mandato", frisou Cabral. O governador anunciou o campus da Uerj durante o lançamento do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) o 38º do Estado que vai funcionar no antigo prédio da Faculdade de Medicina, em Cascatinha.

"Hoje é o momento apropriado para mais essa excelente notícia. O deputado Bernardo Rossi foi incansável para garantir emendas no orçamento e indicações que possibilitassem a Uerj na cidade. Ele percorreu todas as secretarias do Estado em busca de apoio, orçamento e disponibilidade para a empreitada. Temos a certeza que vai ser um avanço para a cidade", destacou o vice-governador Luiz Fernando Pezão.

O campus da UERJ vai funcionar no prédio onde hoje atua o Centro de Ensino Supletivo, uma unidade do governo estadual, na Avenida Barão do Rio Branco. O prédio vai ser reformado e adaptado para as primeiras turmas.

"O curso de Arquitetura está intrinsecamente ligado a Petrópolis pela sua condição histórica e cultural, por ser a primeira cidade planejada das Américas e por preservar características do Império e de sua colonização. A Cidade Imperial pode ser considerada uma sala de aula ao ar livre e por isso começamos oferecendo a Arquitetura, porém vamos fazer o campus crescer e avançar na cidade", afirma o reitor da UERJ, Ricardo Vieiralves.

O próprio campus vai ocupar um prédio histórico. A Casa do Barão do Rio Branco, um dos dos casarios importantes do século retrasado, onde em 1903, Brasil e Bolívia assinaram o tratado que resultou na incorporação do território do Acre ao Brasil. Tombado pelo Patrimônio Histórico, o prédio será adaptado para salas de aula.

Considerada uma das melhores universidades do país, a UERJ está entre as 100 melhores da América Latina no ranking da QS (Quacquarelli Symonds), do Reino Unido, organização internacional de pesquisa educacional que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

"Desde meu primeiro mandato, como vereador, eu busco a realização desse sonho de uma universidade pública em Petrópolis. Agora, como deputado estadual, tive a chance de fazer virar realidade esse anseio de todos nós. Temos muitas expectativas em avançar com mais cursos em mais áreas. Esse é o começo de uma nova dimensão em ensino superior para o petropolitano", afirma Bernardo Rossi.

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, acredita que cursos técnicos de áreas afins ao de arquitetura, como o de restauro, podem ser desenvolvidos a partir da instalação do campus da UERJ na cidade. "É um salto para o futuro que vai trazer, a reboque, muitas oportunidades. Um marco para Petrópolis".

A UERJ oferece atualmente 32 cursos de graduação, que se desdobram em diferentes habilitações, licenciaturas e bacharelados. Os cursos são oferecidos por 30 unidades acadêmicas, abrangendo as cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Friburgo, Teresópolis, Resende e São Gonçalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário