sábado, 7 de dezembro de 2013

CINE CLUBE CEAC TERÁ ENTRADA FRANCA NOS DIAS 10, 11 E 12

Na programação, musicais e um filme sobre o Natal na Primeira Guerra

Em ritmo de presente de Natal e fechamento de final de ano, o Centro de Estudos sobre o Atual e o Cotidiano vai exibir três filmes, com entrada franca, nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, às 19h30, na sua sede localizada na Rua Visconde de Uruguai, 344 – Valparaíso. O espaço possui lugares limitados e as reservas podem ser realizadas pelo número (24) 2231-6862.

As sessões, com legendas em português, começam na terça-feira (10) com o musical francês “Notre Dame de Paris”, de 2005, baseado na obra de Victor Hugo. O filme de 1999 foi dirigido por Gilles Amado e sucesso absoluto de público e crítica, tanto na Europa como na Ásia. A película reúne literatura, música, dança e recursos cinematográficos capazes de transportar o espectador para a cidade luz no ano de 1462, onde guiados pelo poeta Gringoire, vislumbramos o universo sensual e dramático de Quasímodo (interpretado pela estrela da música francesa, Garou), Frollo (Daniel Lavoie) e Phoebus (Patrick Fiori), os três apaixonados pela bela cigana Esmeralda (Helène Segàra). Sentimento que vai transformar a vida de todos eles.

Para entrar no clima de final de ano, o CEAC indica um filme sobre Natal bem diferente do que o habitual, a começar pela ambientação, em dezembro de 1914, na 1ª Guerra Mundial. Feliz Natal (Joyeux Noël), exibido na quarta (11), é uma coprodução realizada entre França, Alemanha, Grã-Bretanha, Bélgica e Romênia, de 2005. Dirigido por Christian Carion, a estória retrata as tropas francesas, escocesas e alemãs deixando o horror da guerra de lado e espontaneamente celebrando juntas o Natal para a fúria de seus superiores.

Logo no início, é possível ver a cena de uma criança em uma sala de aula, em frente ao quadro negro, com um mapa atrás de si, como que apresentando um seminário, enaltecendo as qualidades de seu país e atacando as nações inimigas. O mais interessante: cada uma delas, fala na respectiva língua de origem, característica esta que é mantida durante todo o filme, ajudando a manter a imparcialidade, de forma que o espectador não seja levado a tomar partido da nação X ou Y.

O clássico “O Fantasma da Ópera” é um musical composto por Andrew Lloyd Webber e será exibido na quinta (12). Baseado no romance homônimo de Gaston Leroux. As músicas foram compostas por Andrew Lloyd Webber, com letras de Charles Hart e adicionais de Richard Stilgoe. O musical narra a história de uma bela soprano, Christine Daaé, que passa a ser a misteriosa obsessão de um gênio musical conhecido como "O Fantasma da Ópera", já que ninguém o vê, nem sabe quem é. O álbum deste musical está na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame.

The Phantom of the Opera abriu no West End, em Londres, em 1986. A produção foi dirigida por Hal Prince, coreografada por Gillian Lynne, design de Maria Bjornson e iluminação de Andrew Bridge. Em 2008, a producção do West End atingiu as 9000 performances. Em 9 de janeiro de 2006, a produção de Nova Iorque se tornou o espetáculo da Broadway com o maior tempo de exibição, com sua performance de número 7486. De acordo com o website oficial, The Phantom of the Opera é a produção de entretenimento com mais sucesso da história, com mais de 5 bilhões de dólares, em 2007. O musical é considerado a maior atração teatral de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário