segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

LIMPA RIO CHEGA À CORRÊAS E NOGUEIRA E 6 KM RIO PIABANHA SERÃO DESASSOREADOS

O deputado estadual Bernardo Rossi (PMDB) acompanhou na manhã do último sábado, dia 21, o trabalho do Limpa Rio, programa do governo estadual que está promovendo o desassoreamento do Rio Piabanha - seis quilômetros entre Corrêas e Nogueira, trecho sujeito a inundações que comprometem mais de 300 pontos comerciais e perto de 45 mil moradores. O trabalho está sendo realizado por equipes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

"Já indicamos que o programa seja aplicado em Petrópolis de forma permanente e não apenas no Verão, como é o objetivo do Limpa Rio. As chuvas têm se intensificado em outras épocas do ano e o trabalho precisa ser contínuo", considera Bernardo Rossi que solicitou ao estado o serviço iniciado há 10 dias em caráter emergencial.

Três pontos principais de assoreamento que ocasiona retenção do fluxo de água foram identificados pelo Inea que começou, por estas áreas, o desassoreamento do rio, o principal da região. Toda a extensão do rio entre Corrêas e Nogueira, no entanto, vai passar pelo processo, a cargo da empresa Dimensional.

"Importante a diferença neste trabalho porque ouvimos a comunidade e os moradores, a qualquer momento, podem estar presentes opinando sobre a operação. Essa parceria é fundamental", considera o gerente de Obras do Inea, José Carlos Grilo Carletti.

A desobstrução do leito do rio nas áreas onde estão fixadas pontes estão recebendo atenção especial. Construções antigas, a estruturas, em função de sua arquitetura, também contribuem para interromper o fluxo das águas problema agravado com a quantidade de lixo dentro do Piabanha.

O Limpa Rio é um programa de natureza continuada, preventiva e emergencial que visa ao desassoreamento e limpeza de leitos e margens de corpos hídricos em todo o Estado do Rio de Janeiro. As iniciativas consistem na execução de serviços de modo itinerante, conforme demanda das administrações municipais. No âmbito do programa são utilizados equipamentos próprios do Inea ou alugados, bem como, contratada mão de obra capacitada para a realização dos serviços com a devida eficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário