quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

LAVA-RÁPIDOS DEVERÃO USAR PRODUTOS BIODEGRADÁVEIS PARA AJUDAR NA PROTEÇÃO AMBIENTAL

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) iniciou nesta quarta-feira, dia 18, a votação do projeto de lei 1.451/12, que obriga a utilização de produtos biodegradáveis por estabelecimentos que prestam serviço de limpeza automotiva, como lava rápidos. “A ideia é despertar nesses estabelecimentos comerciais a importância da consciência ambiental de se utilizar somente produtos biodegradáveis”, explica o autor da proposta, deputado Bernardo Rossi (PMDB). O projeto foi aprovado e retornará em segunda discussão.

A maioria dos produtos de limpeza mesmo considerados inofensivos, poluem em demasia e causam riscos à saúde por conterem resíduos de petróleo e produtos químicos. Eles são difícil de degradação na natureza. Produtos biodegradáveis, feitos de ingredientes vegetais, são transformados em poucos dias em matéria orgânica e incorporados ao solo em poucos dias. Outros produtos, até mesmo um comum sabão em pó, demoram mais de 20 anos para serem degradados.

"Hoje existe uma gama de sabões, detergentes e outros produtos para serem consumidos em casas ou usados em estabelecimentos como lavas-jato, no mercado. Eles têm preços acessíveis que estão se tornando ainda mais baratos em função de uma forte concorrência no mercado de artigos que preservam o Meio Ambiente", defende o parlamentar.

Pesquisa realizada pela National Geographic Society em 17 países aponta que o consumidor brasileiro é o terceiro mais consciente, perdendo apenas para os indianos e chineses. "O consumidor consciente tem abandonado os produtos convencionais e optado pelos que não ferem o Meio Ambiente. O proprietário de um veículo que usa um lava-jato éum consumidor diferenciado em poder aquisitivo que vai apoiar a iniciativa. E o estabelecimento ganha em marketing pelo benefício que está agregando ao serviço. Hoje, ser "verde", não é mais tão caro assim como em décadas passadas quando esta consciência ambiental ainda engatinhava", defender Bernardo Rossi.

Aprovado em primeira discussão, o projeto volta a plenário e, aprovado, vai à sanção do governador Sérgio Cabral. Caberá ao Estado regulamentar a lei incluindo a fiscalização e os prazos para este tipo de prestação de serviços se adequar à nova regra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário