quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

CENTRO DE INICIAÇÃO AO ESPORTE COM 2,5 MIL M² SERÁ CONSTRUÍDO NO CAXAMBU


O deputado federal Hugo Leal (PROS-RJ) teve atuação decisiva no processo de seleção e assessoramento de municípios fluminenses que vão receber os Centros de Iniciação ao Esporte (CIE). Trata-se do maior projeto de infraestrutura esportiva dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio, em 2016. O investimento alcança R$ 967 milhões em recursos do Orçamento Geral da União. Petrópolis receberá um centro esportivo em terreno de 2.500 metros quadrados no bairro Caxambu.

Os CIEs são equipamentos multiuso voltados para identificação de talentos e formação de atletas; ampliação da oferta de instalações esportivas públicas; incentivo à prática esportiva em territórios de vulnerabilidade social; e estímulo ao desenvolvimento dos esportes de alto rendimento. O projeto está incluído nas obras do PAC 2.

Hugo Leal assessorou a Prefeitura de Petrópolis na elaboração e no cadastramento dos projetos junto ao Ministério do Esporte. Ele também coordenou uma articulação política junto ao ministro Aldo Rebelo para construção do CIE no município. Ao longo dos últimos meses, Hugo Leal esteve pessoalmente com o prefeito Rubens Bomtempo para tratar do assunto.

“Os Centros de Iniciação ao Esporte são fundamentais para ajudar a formar novos atletas, com vistas aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Petrópolis terá equipamentos de boa qualidade para treinamento e formação de atletas. A articulação junto à prefeitura foi decisiva neste processo”, afirmou Hugo Leal, presidente regional do PROS no Rio.

Dos critérios para a escolha das cidades, estão os seguintes: regiões de alta vulnerabilidade social; complementaridade com o programa Minha Casa, Minha Vida; situação fundiária que permita rápido início de obra; e grande concentração populacional.

As prefeituras terão um workshop no dia 19 de dezembro, em Brasília, para que equipes técnicas (de engenharia, arquitetura e obras) recebam orientações sobre os próximos passos. Elas também deverão apresentar documentação à Caixa Econômica Federal e assinar termo de compromisso com o banco.

Pelo cronograma estabelecido, os municípios têm até 28 de fevereiro para contratar as adequações dos projetos ao terreno escolhido e até 28 de abril para fazer as sondagens de terreno e as adequações de projeto. Depois, até 180 dias após a contratação para iniciar obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário