quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

“ANO DA FÉ” FOI TEMA DO ENCONTRO DE COORDENADORES DE CATEQUESE DA DIOCESE DE PETRÓPOLIS

No final de semana, dias 2 e 3 de fevereiro, aconteceu o XIII Encontro de Coordenadores de Catequese da Diocese de Petrópolis, na Casa das Irmãs de Belém, com a presença de cerca de 60 catequistas, entre coordenadores e representantes das paróquias. Este foi o primeiro contato dos catequistas com o Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão que agradeceu o trabalho e os incentivou a continuar, frisando que “vocês são muito importante para Diocese, pois vão aos locais mais distantes. O catequista, além do contato pessoal, toca também a alma das pessoas com anuncio de Cristo”.

Durante dois dias, os catequistas participaram de palestras, oficinas e brincadeiras, tudo direcionado para o trabalho de catequese nas comunidades. Entre as muitas afirmações do encontro, a formação permanente e a espiritualidade foram apontadas como fundamentais para o trabalho do catequista. “O catequista antecipa na sua vida o Cristo e assim transmite a fé com sinceridade e verdade”, frisou o bispo, ressaltando a importância de se ter uma intimidade com a Palavra de Deus.

Dom Gregório Paixão, aproveitando o Evangelho de domingo, que falou sobre a raiva das pessoas que expulsaram Jesus da cidade e queriam mata-lo, disse que o catequista tem que ser firme no seu testemunho. “Eles deixaram transparecer o que chamamos de preconceito, pois não acreditavam que um pobre como Jesus, por ser filho do carpinteiro José e de Maria, pudesse ter tanta sabedoria. Por isso meus irmãos e irmãs sejam firmes, pois quando não forem compreendidos, lembram-se que Jesus também viveu esta experiência”.

A coordenadora diocesana da Catequese, Irmã Redenção disse que o encontro teve como tema “A fé e o conteúdo da fé” e como lema “Ide, fazei discípulos” (Mt 28,19), aproveitando o tema do Ano da Fé. Ela ressaltou a participação das paróquias no encontro, frisando que isto mantém a unidade da Dimensão Bíblico Catequética da Diocese.

O encontro começou no sábado e a primeira palestra teve como tema o Caráter Missionário da Igreja (Lumem Gentium), com o assessor diocesano da Catequese, Padre Leonardo Tassinari. A segunda palestra foi sobre “A fé e o conteúdo da fé”, apresentado pela coordenadora de Catequese do Decanato São Pedro de Alcântara, Marta Brand.

No sábado, a missa foi celebrada pelo vigário-geral da Diocese, Monsenhor Paulo Daher. O encontro contou ainda com a mensagem do pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Monsenhor Geraldo Policarpo, que ressaltou a importância do testemunho de Cristo. A porta voz do Comitê Organizador Diocesano (COD) da Semana Missionária/JMJ da Diocese, Karina Diniz falou sobre a Campanha da Fraternidade deste ano que tem como tema juventude por causa da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A coordenadora diocesana, Irmã Redenção falou sobre a o conteúdo da fé. No domingo, além da reunião por decanato, troca de experiências, o encontro terminou com a missa celebrada pelo bispo diocesano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário