terça-feira, 4 de dezembro de 2012

NOVA INSTALAÇÃO DO CAPSI PROPORCIONA MELHORIAS NO ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) Sylvia Orthof, inaugurado em 2004, foi transferido este mês para um novo espaço, localizado na rua Floriano Peixoto, 418, Centro. A maior infra-estrutura vai possibilitar a ampliação dos serviços prestados para as crianças, a partir de um ambiente mais acolhedor e humanizado que beneficia as famílias e toda a rede de Atenção de Cuidados Infanto-Juvenil.

“A conquista desse novo espaço demonstra a integração dos servidores, empenhados em uma causa. Nessa casa temos um trabalho de grandeza, que busca acolher as crianças, mais frágeis e muitas vezes deixadas para trás. Desejo que seja um local iluminado e que, independente do governo, possa crescer cada vez mais. Acima de tudo tenho orgulho em dizer que esse é um momento especial para a Secretaria de Saúde, com destaque para o crescimento das políticas públicas. Hoje eu faço um agradecimento especial para a nossa secretária de Saúde, Aparecida Barbosa, e toda a sua equipe, que enfrentou diversos desafios e que trabalha com responsabilidade pública, responsabilidade técnica e honra ao compromisso para proporcionar uma rede de saúde digna aos petropolitanos”, destacou o prefeito Paulo Mustrangi.

Atualmente o CAPSi atende aproximadamente 150 crianças que possuem até 18 anos, diagnosticadas com estresse pós-traumático, autismo e outros transtornos mentais graves, além de demandas que colocam a criança em risco. O trabalho na unidade é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, terapeuta ocupacional, psiquiatra, psicólogos, técnicos de enfermagem, auxiliar de serviços gerais e auxiliar administrativo, além de estagiários e uma voluntária.

“Hoje a tarefa da Saúde Mental na área infantil é proporcionar a inclusão. Para conquistar essa e outras metas, devemos buscar o arranjo da rede, norteado principalmente pela ética e viabilizado a partir da nossa matriz diagnóstica. O CAPSi, o CAPS e também o Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Drogas (CAPS AD III), inaugurado fevereiro desse ano, integram o planejamento de expansão da rede. Esse desenvolvimento deverá continuar a acontecer e estamos deixamos isso pactuado. A Secretaria de Saúde agradece ao prefeito Paulo Mustrangi por todo o apoio prestado durante os anos de governo”, pontuou a secretária de Saúde, Aparecida Barbosa.

As novas instalações do CAPSi possuem duas salas de oficina para a realização de diversas ações como o atendimento lúdico-expressivo, onde são feitas atividades como pintar e desenhar, oficina da palavra e atividades para estimular o desejo de aprender. A infra-estrutura abrange ainda quatro consultórios; biblioteca; refeitório e área externa para brincadeiras e confraternizações para a inserção do convívio social. “O novo espaço, além de amplo, é muito bem localizado. Já recebemos elogios de mães que falaram sobre a maior facilidade que encontraram para chegar até aqui”, explicou a coordenadora da divisão de Saúde Mental, Cátia Ferreira Viana.

Para a coordenadora do CAPSi, Marise Soares, a conquista representa dignidade e humanização do serviço. “Buscávamos uma casa para as crianças que tivesse ‘cara de criança’. Foi assim que, depois de muito empenho, hoje estamos nesse espaço. Fico muito emocionada em poder concretizar esse sonho, no qual sempre acreditei, e onde destaco com carinho o grande esforço da nossa então coordenadora da divisão de Saúde Mental, Maria Célia Machado, que faleceu este ano, mas que com certeza está presente em nossos corações nesse momento”, comentou.

Ainda durante a tarde dessa sexta-feira (30), foi realizado no CAPSi o Fórum Intersetorial em Saúde Mental de Crianças e Adolescentes do Estado do Rio de Janeiro – Petrópolis, onde foi abordado o tema: “Sustentabilidade dos atendimentos na Rede de Saúde Mental de crianças e adolescentes – famílias no CAPSi Sylvia Orthof”. O fórum teve como objetivo explicar para a sociedade e rede de Atenção de Cuidados como funciona a sustentabilidade dos atendimentos que ocorrem na unidade. O CAPSi funciona de 09h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira. Mais informações no telefone 2247-6893.

2 comentários:

  1. leca_damasceno@hotmail.com
    gostaria de saber como montar uma rede de atenção
    integral Infantil já que o municipio só possui Caps adulto e necessito ser referenciada ?

    temos um covênio já aprovado ,mas corremos o risco de perder a verba por não termos um Caps que referencie o nosso público alvo ( criança e adolescente usuários de drogas em medidas socio educativa) como posso recorrer ? quais meus aparatos legais diante dessa questão contato(paulogmcrato@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Paulo,
    Você precisa entrar em contato com a Prefeitura para obter essas informações.
    Atenciosamente,

    ResponderExcluir