terça-feira, 4 de dezembro de 2012

GRUPO DE PROTEÇÃO PRETENDE REALIZAR PROJETO DE GUARDA RESPONSÁVEL NA CIDADE

“Irmão Animal Petrópolis” recorre à plataforma de financiamento coletivo para arrecadar fundos até janeiro


O Grupo Irmão Animal Petrópolis, atuante na causa da proteção desde 2008, pretende implementar um projeto educacional de guarda responsável no município no próximo ano. Com objetivo de combater o abandono e maus tratos aos animais domésticos, as três voluntárias fundadoras do Grupo, Andréa Santos, Carla Maduro e Verônica Mallah elaboraram cartilhas, oficinas, palestras e concursos para sensibilizar sobre a importância do assunto, em escolas públicas e particulares. “A intenção é informar crianças e professores, que repercutirão este conhecimento na sociedade, por meio de diálogos e questionamentos com os pais, por exemplo”, acredita Carla, garantindo que há várias escolas e clínicas veterinárias interessadas em uma parceria.

O grupo, que depende do apoio de colaboradores, vem  recorrendo a uma moderna ferramenta financeira, conhecida como crowdfunding, para viabilizar a ideia. O nome em inglês representa uma ação de cooperação coletiva, mais usada nas áreas corporativa ou cultural, em que várias pessoas contribuem, com pequenas quantias, usualmente via internet, para apoiar iniciativas de terceiros. A fim de alcançar a marca de R$2.900,00 (valor mínimo estipulado para aquisição, produção e impressão de material) até 18 de janeiro, o “Irmão Animal” está cadastrado na plataforma gaúcha http://www.bicharia.com.br/projeto/educacao-animal-para-criancas#contribuir, a primeira a trabalhar com projetos para animais carentes, no Brasil.

O conceito de uma campanha mais ampla, atingindo o ponto nevrálgico do abandono baseado na falta de educação, surgiu por conta do infinito número de animais nas ruas da cidade. “Cansadas de ver mazelas e maus tratos, vimos que apenas socorrer e cuidar não são o suficiente, a falta de informação e conhecimento dos donos, muitas vezes, leva um animal a óbito sem necessidade”, Carla explicou, afirmando que pretende conversar com o prefeito eleito Rubens Bomtempo sobre políticas públicas de castração gratuita, já que a verba insuficiente para este fim, também é causadora da situação atual.

O Grupo Irmão Animal resgatou, com a ajuda de colaboradores, física ou financeiramente, mais de 150 cães e gatos em 2012. Muitos destes casos, aparentemente com poucas chances de sobrevivência, a exemplo de Herói, um cachorro idoso encontrado desfalecido com grandes ferimentos dos dois lados do rosto, em abril, no Centro Histórico. Atualmente, Herói está totalmente recuperado e vive em uma hospedagem paga por padrinhos, a espera de adoção. Além dele, mais de 30 animais estão sob proteção, aguardando em clínicas e lares temporários, o grande dia que ganharão um novo e amoroso lar.

Para aqueles que quiserem adotar, colaborar ou conhecer o projeto, é só enviar e-mail para contatos@irmaoanimal.com ou acessar as páginas do grupo no Facebook (Colaboradores Irmão Animal e Irmão Animal Petrópolis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário