terça-feira, 4 de dezembro de 2012

28 ESTUDANTES SÃO CREDENCIADOS COMO AGENTES DA CIDADANIA NO PROJETO ESCOLA DA PAZ


O Teatro Afonso Arinos foi o palco da cerimônia de encerramento do Projeto Escola da Paz 2012, realizado pela Vara da Infância e da Juventude em parceria com a Secretaria de Educação. Durante o evento foram entregues as carteirinhas de agentes da paz aos alunos e certificados para as 14 unidades escolares que participaram do projeto.

Durante todo o ano letivo, o Projeto Escola da Paz, criado em 2011, realizou 56 palestras, alcançando um público de 14 mil pessoas. Mais de 34 escolas já foram beneficiadas com o projeto que tem como objetivo de motivar a comunidade escolar a sair da defensiva e da reatividade, para uma postura proativa no combate à deterioração das relações internas e do ambiente escolar. Além disso, as escolas foram orientadas a criar lideranças positivas visando aumentar a participação dos alunos na gestão escolar. O programa conta com a realização de palestras com pais e responsáveis, equipe escolar e alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Participaram da cerimônia o comissário de Justiça Marcelo Botelho, representando o juiz da Vara da Infância e Juventude, Alexandre Teixeira, a professora Rosária da Silva, técnica da secretaria de Educação responsável pela implantação do projeto nas escolas além de pais, professores, responsáveis e os alunos das escolas municipais Germano Valente (COMAC), Américo Fernandes, Colégio Padre Corrêa, Jamil Sabrá, Sérgio Ribeiro Rocha, Rosemira de Oliveira Cavalcanti, Ciep Municipalizado Maestro Guerra Peixe, Colégio Gunnar Vingren, Abelardo de Lamare, Dr. Rubens de Castro Bomtempo, Hercília Moretti, Monsenhor João de Deus, Jandira Peixoto e Loteamento Samambaia.Na ocasião, foram entregues as carteirinhas de agente da paz para os 28 alunos que participaram do projeto que já formou 65 lideranças escolares.

“Esse é um momento importante que nos leva a refletir sobre tudo o que está acontecendo hoje na nossa sociedade. Temos que buscar a paz sem guerra, com respeito e obediência as normas do dia a dia. A base de todas as relações é o respeito e é disso que mais sentimos falta no ambiente escolar. Em todos os momentos teremos oportunidade de escolher entre o certo e o errado, mas, temos que aprender a viver com as nossas escolhas. Mostramos, através desse projeto, que sempre é possível repensar e recomeçar. O caráter da criança e do adolescente também é formado através da educação que começa em casa. O projeto precisa da colaboração da sociedade. Todos estão de parabéns”, disse.

O evento contou com a apresentação de dança de alunos da Escola Municipal Loteamento Samambaia e narração de rap dos alunos da Escola Municipal Dr. Rubens de Castro Bomtempo. “Esse projeto ajuda no amadurecimento entre os alunos e a escola e, também, com as relações na comunidade. Os jovens aprendem que a escola é um lugar que deve ser compartilhado com respeito, onde são construídos os valores de cada jovem. Esse trabalho é feito com muito amor e qualidade e, espero que colabore, efetivamente, para a construção de uma sociedade melhor”, afirmou Rosária da Silva.

Para o servidor da justiça e criador do projeto, Denilson Araújo, a carteirinha de agente da paz vai lembrar os alunos da sua responsabilidade perante a comunidade escolar. “Estou feliz e grato por toda essa comemoração. Crianças, nunca esqueçam de que esse certificado é de vocês para sempre. Conto com vocês para dar continuidade a nossa rotina de paz”.

O projeto contou com palestras ministradas pelo coordenador Denilson Araújo, direcionadas aos pais, funcionários e alunos de cada escola com temas relacionados aos direitos e deveres da criança e do adolescente (ECA), violência fora e dentro da escola, bullying e indisciplina escolar. O projeto Escola da Paz já alcançou um público de 25 mil pessoas. Como parte do projeto, cada escola desenvolveu atividades pertinentes aos temas discutidos durante as palestras e dois alunos representantes das turmas passaram por um treinamento na Vara da Infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário