terça-feira, 4 de dezembro de 2012

DIOCESE DE PETRÓPOLIS TEM NOVO BISPO: DOM GREGÓRIO PAIXÃO

O bispo eleito da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão toma posse no dia 16 de dezembro, às 16h30, na Catedral São Pedro de Alcântara, com solenidade presidida pelo metropolita arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias. Dom Gregório disse que ao tomar conhecimento da sua nomeação seu coração se encheu de alegria pelo chamado para o ministério de pastorear a Igreja de Jesus Cristo de Petrópolis.

“Na espera da publicação oficial, permaneci em oração, rezando por mim e por vocês, colocando-me sob a proteção de Nossa Senhora do Amor Divino e de São Pedro de Alcântara, padroeiros desta Diocese. Peço, assim, a oração de cada irmão e irmã, pois estou convicto de que serei, desde agora, acompanhado pelo coração orante de todos”, afirma Dom Gregório.

Dom Gregório Paixão nasceu em Aracaju (Sergipe) em 3 de novembro de 1964. Ingressou no Mosteiro de São Bento da Bahia em 1983, professando solenemente em 1989. No Mosteiro de São Bento da Bahia exerceu quase todos os ofícios monásticos.


Durante o período de formação cursou piano e órgão de tubos no Instituto de Música da Universidade Católica do Salvador. Estudou artes plásticas no atelier do renomado pintor Waldo Robatto. Em 1987, foi enviado para o Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro a fim de cursar Filosofia e Teologia na Escola da Congregação Beneditina do Brasil, vinculada ao Pontifícium Athenaeum Anselmianum, de Roma, recebendo nota máxima pela tese “O Panteão Nagô, Aspectos Hagiográficos do Candomblé da Bahia, Elementos Míticos e Históricos”.

Em 18 de julho de 1992 foi ordenado diácono por Dom Ricardo Weberberger, OSB e, em 21 de março de 1993, foi ordenado presbítero por Dom Lucas Cardeal Moreira Neves. Em 29 de julho de 2006 foi eleito bispo de Fico, na
Mauritânia, trabalhando como bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, sendo também Secretário Geral do Regional Nordeste 3, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e membro titular do Conselho de Cultura do Estado da Bahia. Atualmente Dom Gregório é bispo referencial para a Cultura, da CNBB. No dia 10 de outubro de 2012 o Santo Padre, o Papa Bento XVI, o elegeu bispo da Diocese de Petrópolis, no Rio de Janeiro.


Dom Gregório o quinto bispo da Diocese de Petrópolis

Dom Gregório Paixão é o quinto bispo Diocese de Petrópolis, sendo que seus antecessores foram Dom Filippo Santoro, Dom José Carlos de Lima Vaz, Dom José Fernandes Veloso e Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra. A Diocese de Petrópolis é formada por seis municípios – São José do Vale do Rio Preto, Areal, Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. Ainda tem duas paróquias localizadas em Bemposta (Três Rios) e Sebolas (Paraíba do Sul), que ao todo somam 43 paróquias.

A Diocese de Petrópolis foi criada no dia 13 de abril de 1946, pela Bula "Pastoralis qua urgemur", por iniciativa do Papa Pio XII. A 3 de janeiro de 1948 foi nomeado 1° Bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra, então Reitor do Seminário Central da Imaculada Conceição do Ipiranga e Visitador Apostólico dos Seminários do Brasil. Dom Manoel foi ordenado bispo em São Paulo, no dia 28 de março de 1948, e tomou posse em Petrópolis no dia 25 de abril. Governou a Diocese até 29 de fevereiro de 1984, quando teve sua renúncia aceita pelo Santo Padre o Papa João Paulo II. Faleceu em Petrópolis, com 92 anos de idade, em 30 de março de 1999.

Dom José Fernandes Veloso foi o segundo bispo da Diocese. Antes de ser bispo titular, foi nomeado Bispo Auxiliar de Petrópolis a 23 de março de 1966 e ordenado na Catedral a 22 de maio do mesmo ano. Em 26 de novembro de 1981 foi nomeado Bispo Coadjutor com direito de sucessão e assumiu o governo da Diocese em 1984. Governou a Diocese até 13 de janeiro de 1996. Dom Veloso faleceu, em Petrópolis, em 10 de julho de 2006.

O terceiro Bispo de Petrópolis, Dom José Carlos de Lima Vaz, SJ, tomou posse na Diocese de Petrópolis em 1996. Ele governou a Diocese de Petrópolis por 8 anos, até sua renúncia ser aceita pelo Papa João Paulo II em 12 de maio de 2004. Faleceu em Pouso Alegre (MG) em 9 de julho de 2008.

Dom Filippo Santoro foi o quarto bispo da Diocese. Sua nomeação aconteceu em maio de 2004 e em julho tomou posse. Governou a Diocese por sete anos, sendo nomeado em novembro de 2011 para o cargo de arcebispo em Táranto na Itália, assumindo no dia 5 de janeiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário