segunda-feira, 9 de maio de 2011

PAULO IGOR ESPERA QUE O EXECUTIVO APÓIE O PROJETO SOBRE OS RISCOS DE BEBER E DIRIGIR

Estatística mostra aumento de 40% nos acidentes no primeiro trimestre

Diante de um aumento de quase 40% nos acidentes registrados na cidade nos primeiros três meses deste ano e do fato de boa parte deles envolver jovens e estar diretamente ligado a associação de consumo de bebida alcoólica e direção de veículos, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor espera que o executivo apóie o projeto de lei 0424/2010, que propõe um alerta sobre os riscos de beber e dirigir. Estatística do 15° Grupamento do Corpo de Bombeiros mostra que entre janeiro e março deste ano foram registrados 296 acidentes na cidade – 81 a mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 215.

“Esse projeto de lei vem somar com as demais campanhas que vem sendo realizadas em todo Brasil para conscientizar as pessoas sobre os riscos dessa perigosa associação, que não raramente resulta em mortes, por vezes de pessoas que nada tem a ver com o condutor embriagado. Nosso principal objetivo com este alerta, é fomentar essa discussão, conscientizar as pessoas e preservar vidas”, explica Paulo Igor, lembrando que o prefeito Paulo Mustrangi tem até o dia 24 para sancionar ou não o projeto de Lei.

O projeto elaborado por Paulo Igor, aprovado em votação esta semana na Câmara, determina que bares, restaurantes e similares, que vendem bebida alcoólica sejam obrigados expor em local visível aos freqüentadores, cartazes alertando os condutores de veículo. Os cartazes deverão trazer a frase: “BEBIDA ALCOÓLICA – SE FOR DIRIGIR NÃO BEBA – SE BEBER, NÃO DIRIJA – SEJA VIVO”.

Em todo o ano de 2010, o Corpo de Bombeiros de Petrópolis registrou 953 acidentes, a maior parte deles, colisões de veículos - 448; o segundo maior índice registrado foi de queda de moto, que teve 220 casos; seguido por atropelamentos, que somaram 175 ocorrências. De acordo com o comandante do 15° grupamento do Corpo de Bombeiros de Petrópolis, coronel Souza Vianna, a maior parte dos acidentes está associado ao consumo de bebida alcoólica

“Isso fica evidente, porque nos fins de semana temos um aumento muito grande de acidentes. É comum que em uma segunda-feira ou terça-feira, por exemplo, nossa equipe seja acionada para socorrer um acidente. Entre sexta e domingo, a média passa para quatro ou cinco atendimentos por dia. Na maior parte dos casos os motoristas apresentam sinais de embriaguês. Posso dizer, sem medo de errar, que 95% dos acidentes estão relacionados ao consumo de álcool.”, afirma Souza Vianna.

O comandante lembra que é comum, por exemplo, que condutores embriagados acabem perdendo a direção dos veículos e caindo dentro do rio. “Já tivemos casos de motoristas tão embriagados que conseguiram cair dentro do rio até em locais onde normalmente não ocorrem acidentes, como nas proximidades do Palácio de Cristal. É necessário que se adote medidas para conscientizar as pessoas sobre o risco de beber e dirigir, pois além de colocar suas vidas em risco, eles colocam também a vida de terceiros”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário