Com o Cristo Redentor iluminado de amarelo, está oficialmente lançada, no Rio, a Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020. Com o apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro, cada país deverá, agora, criar as suas ações e aprimorar o ambiente do trânsito, de modo a deixá-lo mais seguro e saudável reduzindo em 50% as mortes e lesões no trânsito até 2020, no mundo todo.
“Foi uma solenidade emocionante aos pés do Cristo Redentor. Além do lindo cenário escolhido para firmarmos mais este pacto, no qual representei a Câmara dos Deputados, todos os presentes estavam envolvidos com a causa. O mundo todo está atento. Temos 10 anos para agir e salvarmos milhares de vidas. Agradeço muito à Arquidiocese do Rio à mobilização global pela vida”, disse o deputado federal Hugo Leal (PSC-RJ).
Antes de ir para o lançamento no Rio, Hugo Leal, que é autor da Lei Seca e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, esteve com o governador de Goiás, Marconi Perillo, para a assinatura do Termo de Adesão da capital Goiânia à mobilização global pela vida. O encontro foi acompanhado ainda pelo secretário de Cidades, Armando Vergílio, que expôs um painel dos índices de acidentes de trânsito de 2007 a 2011, com média entre mortos e feridos.
Logo depois, o deputado foi para Brasília e acompanhou a assinatura do pacto pela vida no Ministério das Cidades. Ao chegar na solenidade no Rio, Hugo Leal falou sobre a importância de manter a atenção nos números do trânsito.
“De acordo com dados do Institudo de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) são cerca de 50 mil vítimas fatais por ano só no Brasil, o que equivale à queda de um avião de grande porte lotado a cada três dias. Com uma frota de 50 milhões de veículos, o país gasta R$ 30 bilhões em despesas hospitalares, indenizações, além de outros custos. O governo precisa investir no trânsito e assim prevenir acidentes”, ressaltou Hugo Leal.
A Lei Seca também foi lembrada durante o lançamento da Década do Trânsito: “Este é um projeto espetacular e vitorioso, que realmente salva vidas”, elogiou o presidente do Detran/RJ, Fernando Avelino. As ações e os esforços para a redução pela metade das mortes no trânsito vão de encontro à Lei Seca, que em junho completa três anos. De autoria do deputado Hugo Leal, a lei já salvou mais de cinco mil vidas só no Estado do Rio.
Também participaram da solenidade, o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar; o presidente do Trânsito Amigo, Fernando Diniz; o presidente do Car Club Brasil, Joaquim Cardoso Melo; o diretor internacional do car Club Brasil, Rodolfo Rizzollo; e o representante da OMS no Brasil, o médico-ortopedista, Marco Musafir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário