sexta-feira, 6 de maio de 2011

COMÉRCIO PETROPOLITANO REGISTROU QUEDA DE 0,8% NO FATURAMENTO

Prejuízo é referente às vendas do mês de março

Pesquisa do SICOMÉRCIO (Sindicato do Comércio de Petrópolis), em parceria com a Fecomércio-RJ, revela que o faturamento do comércio da cidade, em março de 2011, registrou uma queda de 0,8%, na comparação com março de 2010.


O levantamento considerou os dados obtidos com 164 gerentes de 25 diferentes setores de atividade: Supermercado, Açougue, Ótica, Material de Construção, Roupa, Calçado, Farmácia, CD, Eletrodoméstico, Veículo, Cine Foto Som, Lavanderia, Cabeleireiro, Diversão, Hotelaria, Papelaria, Joalheria, Lanchonete, Autopeças, Minimercado, Posto de Combustível, Restaurante, Perfumaria, Decoração e Padaria.

O setor Papelaria registrou o pior resultado do mês, com redução de 10,8%, no faturamento. Logo em seguida vieram os setores Cine Foto Som (-10%), Material de Construção (-8%) e Hotelaria (-7,3%). Por outro lado, os setores que apresentaram as altas mais intensas em seus recebimentos foram Lavanderia (12,0%) e Ótica (8,4%).

A participação do cartão de crédito no faturamento, em março de 2011, foi de 44,8%, em média, indicando alta de 3,8 pontos percentuais em relação a março de 2010. As maiores representações desta forma de pagamento na receita foram apuradas nos setores: Ótica (70%), Decoração (69,4%), Roupa (63,2%) e Posto de combustível (62%) e Calçado e Hotelaria (ambos com 60%). Um bom resultado foi que, na média, estima-se que os estabelecimentos da cidade não receberam cheques “sem fundos”, ou se receberam, foi um percentual muito baixo.

O número de unidades pedidas aos fornecedores, em relação a fevereiro de 2011, apresentou queda de 0,9%. Os empresários dos setores Cine Foto Som e Papelaria foram os que mais reduziram as quantidades pedidas (-12,5% em ambos os setores), assim como Joalheria (-10%). Em contraposição, Supermercado foi o que mais aumentou as encomendas, pedindo 8,6% a mais.

No que se refere aos preços dos fornecedores, a estimativa é de que estes tenham sido 1,3% maiores sobre os preços praticados em fevereiro. O setor Lanchonete verificou o maior reajuste nas tabelas dos fornecedores (5,6%); seguido por Restaurante (5,1%). Nenhum setor percebeu retração nos preços de seus fornecedores.

O nível de funcionários da cidade de Petrópolis apresentou estabilidade na comparação com o mês anterior. Os únicos setores que verificaram alteração nos quadros de funcionários foram: Supermercado, que aumentou o contingente em 0,6%, e Joalheria, que, em sentido contrário, reduziu o nível de colaboradores em 3,3%.

Os dados foram recolhidos durante o mês de março em 164 estabelecimentos de 25 diferentes setores do comércio de bens e serviços. O objetivo do levantamento é acompanhar as condições presentes e as expectativas para o futuro de 25 setores do Comércio de Bens e Serviços de Petrópolis.

Mais informações
Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis
Rua Irmãos D’Ângelo, 48
Coberturas 4 a 6
Centro – Petrópolis/RJ
Tel.: (24) 2237-0806
http://www.sicomerciopetropolis.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário