quarta-feira, 1 de junho de 2011

PREFEITO INAUGURA 85º LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EM ESCOLA MUNICIPAL

Atentos à importância da inclusão digital, o prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, e o secretário de Educação, William Campos, inauguraram o 85º laboratório de informática do ProInfo na tarde dessa segunda-feira (30). Ao todo 194 estudantes da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Duque de Caxias, no Bairro Esperança, estão sendo contemplados com 15 máquinas de alta tecnologia, com monitor LCD, um roteador wireless, uma impressora laser, uma leitora de smart card e sistema Linux educacional para englobar diversão e aprendizado.

Segundo a diretora da escola, Aray Limonge Ennes, o espaço recebeu o nome de Nilcéia Vieira Honorato Silva, que já atuou como diretora na escola e também foi aluna, assim como seus filhos, e será uma ferramenta de ensino de extrema importância para os alunos, que aprovaram esse investimento.

“Vai ajudar muito a gente e vamos aprender mais”, disse o estudante do 5º ano do ensino fundamental, Pedro Henrique Ferreira de Freitas, de 10 anos, que compôs um rap de agradecimento pela implantação do laboratório.

De acordo com o secretário de Educação, a instituição vem recebendo investimentos do atual governo que estão dando melhores condições de trabalho e de ensino.

“Para quem é daqui não é apenas mais um laboratório, mas o laboratório da Escola Municipal Duque de Caxias, é o sonho, é o desejo de ter uma escola melhor, sem contar com os investimentos”, declarou William Campos referindo-se a outros projetos.

Somente em relação ao PGDREM – Programa de Gestão Descentralizada de Recursos da Educação Municipal – a Secretaria de Educação já repassou R$ 76.878,40 desde o ano de 2009, pois em 2008 a unidade não foi contemplada. Esse ano recebeu R$ 39.132,00 para uso até o mês de agosto. Essa verba é para ser utilizada em benefícios estruturais e pedagógicos das unidades.

A escola também foi contemplada com o Mais Educação, programa do governo federal que permite a escola de seis atividades no contraturno para os estudantes: letramento, matemática, teatro, printura, banda fanfarra e jornal. Além disso, recebeu a Preteca, que é uma biblioteca com 211 títulos dos mais variados autores, e equipamentos para a preparação da merenda.

“Aqui estava precisando de muita coisa. Agora está ótimo. Fico muito satisfeita em ver que meu filho está estudando numa escola linda, com tudo de primeira qualidade”, disse a mãe de aluno, Maria Aparecida Pio, de 46 anos.

O prefeito de Petrópolis aproveitou para lembrar que pela primeira vez a cidade contará com um Plano de Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação, o PCCS.

“O plano, que é uma luta de muito tempo dos servidores, vai essa semana para a Câmara Municipal e esperamos a aprovação para que em janeiro todos vocês da Educação já sejam contemplados. Sabemos que não é apenas a parte física, mas também a valorização do profissional e, por isso é preciso investir porque todos vocês constroem e fazem essa educação”, declarou Paulo Mustrangi, que também ressaltou as escolas e creches da região contempladas com essa revolução educacional que está acontecendo em Petrópolis.

“Esse laboratório é uma ferramenta importante para a escola, assim como as obras que já estão previstas em Cascatinha, haverá outra creche no prédio da Faculdade de Medicina, sem contar com as reformas nas escolas do bairro Floresta e Bela Vista, nas escolas Carmem Nunes, Odete Fonseca, Liceu Municipal Carlos Chagas, Stephan Zweig e Liceu polos 1 e 2”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário