quarta-feira, 1 de junho de 2011

CONGRESSO DA JUVENTUDE DA DIOCESE DE PETRÓPOLIS REUNE QUATRO MIL JOVENS

Visitar as escolas, levando a mensagem de Cristo, foi uma das propostas aprovadas no Congresso da Juventude Católica da Diocese de Petrópolis, que reuniu domingo, dia 29 de maio, quatro mil jovens no Ginásio do Pedrão, em Teresópolis (RJ). Dom Filippo Santoro, bispo da Diocese de Petrópolis, falou sobre a importância do testemunho, frisando que todas as ações devem levar o ser humano a crescer, mesmo na dificuldade. Durante dois dias, representantes das 43 paróquias da Diocese, estiveram reunidos na Igreja Santa Teresa em Teresópolis, onde definiram, entre outras propostas, desenvolver a missão nas escolas e retomar as dimensões no trabalho com os jovens nas paróquias: espiritual, cultural, social, formação integral e missionária.

Dom Filippo Santoro, durante a homilia lembrou que o tema do Congresso é o mesmo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ): Edificados e enraizados em Cristo, firmes na fé. Segundo o bispo, este foi o tema definido pelo Papa Bento XVI para a Jornada Mundial, que este ano acontece na cidade de Madri, Espanha, quando jovens do mundo intereiro vão se encontrar com o Sumo Pontífice.

O bispo lembrou aos jovens que eles são pessoas com raízes profundas, edificados em Jesus Cristo. “Isto indica o valor da nossa vida. É importante ter presente que não nos mondamos segundo as ideologias do momento, mais de acordo com nossas raízes profundas, que estão eraizadas em Cristo”.

A decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a união de pessoas do mesmo sexo, também foi comentada pelo bispo diocesano, afirmando que a decisão não pode virar modelo e convocou os jovens a defender a família, “segundo os desígnios de Deus, que é formada por homem e mulher”. Dom Filippo Santoro frisou ainda que se deve respeitar aqueles que tem outras tendências, “nada de discriminação, nada de violência, nada disto”, chamando atenção para o fato de “não podemos ser discrinminados pela nossa decisão de defender a família segundo os planos de Deus”.

A jovem Rafaela Barcelos, da Paróquia de Venda Nova em Teresópolis, disse que o Congresso foi muito bom, destacando a presença do bispo no sábado, quando ouviu as propostas e dificuldades dos jovens. “Ele (bispo) nos falava que tudo que fizermos tem um porque e deve nos fazer crescer, caso contrários, devemos parar e refletir se tal ação está nos fazendo crescer, nos formando”.

Edmilson de Assis, da Paróquia São Sebastião de Piabetá, também avaliou como positiva a presença do bispo no Congresso da Juventude. “É importante para os jovens poder falar som seu pastor, falar das suas dificuldades e ao mesmo tempo apresentar nossas propostas. Ele acolheu tudo e nos ouviu com grande interesse, isto é importante, é uma demonstração de unidade da igreja”.

Monsenhor Gilson Andrade, coordenador da Pastoral da Juventude na Diocese, disse que foi muito positiva e madura a participação dos jovens no pré-congresso, tanto pela representatividade das paróquias, quanto pela qualidade das palestras que aprofundaram a mensagem do papa. De acordo com Monsenhor Gilson a Pastoral da Juventude vai fortalecer os núcleos nas paróquias, desenvolver as propostas dos jovens apresentadas durante o Congresso, retomar as cinco dimensões e “incentivar a participação dos jovens na romaria diocesana, como ponto de união com toda diocese”.

Um comentário: