terça-feira, 7 de junho de 2011

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NOS NEGÓCIOS

Sicomércio participa de Encontro Nacional no MT

O SICOMÉRCIO (Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis) participou da 27ª edição do Encontro Nacional de Sindicatos Patronais do Comércio de Bens e Serviços, ocorrido, entre os dias 25 e 27 de maio, no Mato Grosso. O evento promove, anualmente, o encontro com dirigentes, executivos e assessorias jurídicas dos Sindicatos do Comércio de Bens e Serviços, com a finalidade de discutir, atualizar e partilhar conhecimentos mediante a difusão de ideias, debates e a apresentação dos mais variados temas que são imprescindíveis ao desenvolvimento do comércio e do sindicalismo patronal brasileiro.

Os Encontros Nacionais de Sindicatos foram criados em 1985 com a intenção de debater assuntos de interesse das empresas brasileiras e analisar projetos de leis em tramitação no Congresso, além das reformas necessárias ao bom funcionamento do comércio em geral. Através do tema “Responsabilidade Socioambiental nos negócios”, foram formulados debates sobre os projetos de leis que oneram ou que prejudicam a livre iniciativa. Também foi discutida a gestão sindical com práticas de administração e finanças, associativismo, sistema de gestão sindical, marketing e qualidade no atendimento, através das lideranças sindicais nacionais e suas assessorias. As palestras mais receptivas foram as das marcas “O Boticário” e “Ricardo Eletro”.

O encontro também ressaltou questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, chamando a atenção para o fato de que o crescimento e a implantação de novas empresas no mercado estão exigindo o investimento em tecnologia de primeiro mundo e padrão de qualidade com valores agregados cada vez mais altos. Segundo os organizadores do encontro, neste cenário, a empresa deve oferecer o melhor produto ou serviço para seus clientes sempre se preocupando com a poluição que gera no meio ambiente. Foi destacado também que os empresários deverão ter sua gestão sustentável em prol da qualidade de vida do planeta, assumindo a responsabilidade social com ações comunitárias e respeito ao ser humano.

O Estado de Mato Grosso foi escolhido para sediar o encontro por ser o maior produtor de alimentos do Brasil, além de possuir uma política econômica que prioriza o desenvolvimento com preservação ambiental, abrindo novas possibilidades para o seu potencial turístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário