sexta-feira, 3 de junho de 2011

PRODUTORES SE PREPARAM OPORTUNIDADES PARA COPA 2014

Curso irá capacitar agricultores para expandir mercado de orgânicos

A “Caravana Copa Orgânica Brasil 2014” chega a Petrópolis trazendo informações sobre a produção e o mercado de alimentos orgânicos para produtores, técnicos, empresários e consumidores. No dia 6 de maio, às 14h, será realizado o curso “Noções Básicas de Agricultura Orgânica”, que será realizado na Emater, em Itaipava.

O projeto foi lançado pelo Instituto BioSistêmico (IBS) com patrocínio do SEBRAE nacional e outras empresas do setor privado como a Jasmine Alimentos Saudáveis, Surya do Brasil e a DVA-Azamax, e apoio da Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura (STA).

Segundo os organizadores, essa ação promove a difusão de conhecimento sobre a produção e o desenvolvimento do mercado de alimentos orgânicos, percorrendo os 12 estados do país onde ficam as cidades-sedes, passando por 44 cidades, que inclui Petrópolis.
O objetivo principal do projeto é disponibilizar aos agricultores o acesso a tecnologias e inovações que permitirão aumentar a produção e melhorar a qualidade do produto, preparando-os para a realidade da “Copa Orgânica” para um crescimento de mercado de consumo de orgânicos.

“Para Petrópolis, essa é mais uma grande oportunidade para os agricultores familiares da cidade continuarem crescendo, já que o setor está em uma ótima fase com a ampliação do convênio com a Prefeitura. Essa iniciativa dobrou o número de produtores rurais que fornecem alimentos para a merenda escolar da rede municipal de ensino e triplicou o valor repassado aos participantes, possibilitando a geração de emprego e renda no setor”, declarou o secretário de Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Robson Cardinelli.

Copa Orgânica em 2014 - A Copa do Mundo de Futebol, a ser sediada pelo Brasil em 2014, terá muito mais do que certames futebolistas. Um dos grandes “gols” que tem se discutido é a de mostrar aos turistas – brasileiros e estrangeiros – a capacidade, potencial e pioneirismo que a sociedade e o mercado tupiniquins podem oferecer no que diz respeito à agricultura orgânica e sustentável.

Contando com importante incentivo do Governo Federal, que pretende fazer de 2014 uma “Copa Orgânica”, o mercado de produtos orgânicos no Brasil, hoje em expansão e faturando em torno de R$ 400 milhões, pode dobrar até o evento.

Com a regulamentação no setor, proposta fundamental da “Copa Verde”, os produtores têm excelentes oportunidades de organizar e ampliar a produção, além de tornar os produtos mais conhecidos e acessíveis.

Tendo em vista essas perspectivas, a “Caravana Copa Orgânica” é um evento itinerante convergente com as ações governamentais e com as propostas da Copa de 2014. O propósito é a difusão de conhecimento sobre a produção e o desenvolvimento do mercado de alimentos orgânicos.

Todas as atividades serão gratuitas com livre acesso dos agricultores e empresários do setor.

As inscrições estão sendo realizadas no site da Caravana Copa Orgânica. Acesse e obtenha mais informações: http://www.caravanacopaorganica.com.br/.

A Emater está localizada na Estrada União e Indústria, 9.700, em Itaipava, Petrópolis-RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário